Por Felipe Mennucci
Homem-Aranha Noir é uma versão alternativa do clássico personagem da Marvel, e que vive na Nova York da década de 1930 durante a Grande Depressão.
Essa versão de Peter Parker começou a ter suas histórias publicadas no final da década de 2000 como parte da linha Marvel Noir, que reimagina personagens icônicos da Marvel diante de cenários mais realistas e sombrios e carregados de atmosfera Noir. As histórias são situadas na Terra-90214.
Nessa realidade, Peter inicialmente trabalha como repórter para o Daily Bugle sob a supervisão e proteção do jornalista Ben Urich. O Tio Ben (que aqui foi um piloto veterano da Primeira Guerra Mundial) foi assassinado por uma gangue de criminosos liderada por Norman Osborn, também conhecido como O Duende.
Curioso observar que ao invés da clássica frase “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, dessa vez o mantra principal seguido por Peter (e dito pelo Tio Ben) está relacionado ao fato de que é necessário remover do poder aqueles que o possuem, e que utilizam esse poder de forma corrupta.
Aqui Parker obtém seus poderes enquanto investiga um armazém de antiguidades roubadas. Durante a investigação, a estátua de uma aranha mística quebra, libertando uma série de aranhas. Uma delas morde Peter, que acaba desmaiando e sonhando com uma espécie de deus aranha que afirma que dará poderes a Peter. Ao acordar, ele descobre que adquiriu habilidades sobre-humanas.
Usando uma máscara, Parker confronta Osborn, mas descobre que Urich está trabalhando com ele. É revelado que Urich está chantageando Osborn com informações de suas atividades criminosas. Em troca do silêncio de Urich, Osborn mantém o jornalista suprido com drogas. Porém, inspirado pelo idealismo de Peter, Urich resolve expor o Duende, mas acaba sendo assassinado.
Abordagem violenta
Peter então cria uma fantasia de cor preta, inspirada por elementos do uniforme de piloto usado pelo Tio Ben durante a Primeira Guerra, e assume a identidade de Homem-Aranha.
Além do traje diferente, essa versão do personagem utiliza pistolas de teia e até armas de fogo, adotando uma abordagem mais violenta de combate ao crime.
Trata-se de uma das versões mais distintas e curiosas do personagem, em grande parte devido ao clima sombrio e desesperançoso das histórias.
Para quem deseja acompanhar a série, vale destacar a HQ Homem-Aranha Noir, publicada originalmente pela Panini no final de 2023.
Essa edição inclui num único pacote de mais de 250 páginas várias histórias da série original, e é uma ótima pedida para quem ainda não conhece essa versão alternativa do Aranha.
Outra boa sugestão é assistir ao filme de animação Homem-Aranha: No Aranhaverso (2018). O filme conta com a participação do Homem-Aranha Noir, que é dublado na versão original pelo ator Nicolas Cage.
Série de Televisão
Uma série de TV live-action baseada no personagem e intitulada Homem-Aranha Noir está atualmente em produção pela Sony Pictures, MGM+ e Prime Video.
A série é estrelada por Nicolas Cage, que vive uma versão envelhecida do personagem e que trabalha como detetive particular durante a Nova York da década de 1930.
O visual da série promete ser bem fiel à versão original, com cenas em preto e branco e com a atmosfera melancólica e sombria dos quadrinhos. Vale destacar que os episódios serão disponibilizados tanto em preto e branco quanto em cores.
A série será lançada em 2026 pelo serviço de streaming MGM+ no EUA e pelo Amazon Prime Video no resto do mundo (incluindo no Brasil).
Seja o primeiro a comentar