E se o Doutor Estranho se tornasse um mago das trevas? Em What If…? isso aconteceu e o resultado foi o fim do universo…
Mas e a Wanda Maximoff? Será que ela vai ter mais sorte com o Darkhold no Universo Cinematográfico Marvel (UCM)? E o Mordo que foi atrás das artes das trevas, será que ele vai jogar o multiverso na escuridão? Continue a leitura e confira isso e muito mais!
[irp posts=”104003″ name=”Darkhold: história e poderes do Livro dos Condenados da Marvel”]
E se o Doutor Estranho perdesse o coração ao invés das mãos?
Discorde se preferir, mas o 4º episódio de What If…? é o mais triste, melancólico e tocante da série animada até o momento. O destino de Stephen Strange naquele universo é de cortar o coração.
O Doutor Estranho perdeu a linha e usou a Joia do Tempo do jeito que quis para tentar salvar a vida de Christine Palmer. Nem assim ele conseguiu o que queria e, então, apelou para as artes das trevas.
O Livro de Cagliostro deixou claro o que pode acontecer quando magos como Kaecilius, Mordo e até mesmo Wanda mexem com a magia negra. Depois de tudo aquilo, será que o Doutor Estranho Supremo da série sobreviveu e vai voltar? Ou, quem sabe, aparecer no UCM em live-action?
A primeira questão que deve ser observada é que toda essa situação do Doutor Estranho voltar várias vezes no tempo para mudar algo imutável, como a morte de Christine Palmer, lembrou muito aquele filme Máquina do Tempo, de 2002.
Neste longa, o inventor Alexander também perde a mulher amada e cria uma máquina do tempo para tentar impedir a morte dela. Entretanto, independente do que ele tentasse, a noiva dele sempre morria de um jeito diferente – justamente como aconteceu com Christine.
E a Marvel deixou claro que quem morre não tem volta, independente se você usa ou não um artefato cósmico como as Joias do Infinito.
O Hulk tentou trazer a Viúva Negra de volta à vida em Ultimato e também não conseguiu. Ou seja, nem as Joias do Infinito são capazes de vencer a morte dentro do UCM.
[irp posts=”108355″ name=”Doutor Estranho: onde foi parar a personagem de Rachel McAdams?”]
O único meio que deu certo foi mexer com as artes das trevas, mas isso teve um preço gigantesco para o universo inteiro e só garantiu a vida da Christine por alguns instantes. Tudo isso deixou claro que ninguém vai voltar dos mortos.
O Livro de Cagliostro
Ainda a respeito da jornada dessa versão do Doutor Estranho, além de usar a Joia do Tempo, ele também resolveu visitar um templo ancestral onde vivia Cagliostro – o cara que escreveu aquele livro que ensinava vários feitiços sobre o Olho de Agamotto e como manipular o espaço-tempo.
Existem vários livros na biblioteca do primeiro filme de Doutor Estranho que estavam perdidos e, nesse local, ele deixa claro que todos os eles estão ali. Inclusive o próprio Livro de Cagliostro completo e com as páginas que, no futuro, Kaecilius arrancou.
O-Bengh é o nome do bibliotecário que recebeu o Doutor Estranho nesse templo antigo e, para quem está ligado nas HQs, ele é um dos nomes que o próprio Cagliostro utiliza.
É curioso reparar nesse detalhe, porque na HQ do Homem de Ferro #149, de agosto de 1981, o Doutor Destino viajou no tempo para encontrar Cagliostro e aprender magias arcanas com ele para tentar salvar a mãe dos reinos inferiores.
Depois de conseguir o que queria, o Doutor Destino deixou para Cagliostro uma caixinha de joias com recursos para ele comprar tudo o que precisava para fazer o elixir da vida eterna que ele tanto procurava.
O que é engraçado, já que o O-Bengh do episódio de What If…? não quis saber da vida eterna que o Doutor Estranho ofereceu para ele e aceitou a morte tranquilamente.
Outra curiosidade é que o Cagliostro vai além das HQs, porque ele existiu de verdade. Viveu no século 18 e era um viajante envolvido com alquimia, hipnose, ocultismo e também tentou criar o elixir da vida. Resumindo, foi condenado como um mago pela inquisição da época.
Então, depois de enfrentar a Anciã e ir parar na biblioteca do Cagliostro, o Doutor Estranho aprendeu a absorver e usar a magia de seres interdimensionais assim como a Anciã e o Kaecilius usavam no primeiro filme.
[irp posts=”72188″ name=”Doutor Estranho 2: boatos indicam retorno da Anciã e novos personagens”]
O interessante nessa cena é que a primeira criatura que ele tenta absorver é um monstro cheio de tentáculos igual ao Campeão da Hydra que a Capitã Carter enfrentou no primeiro episódio.
Sem falar que o Doutor Estranho absorveu apenas alguns tentáculos da criatura, assim como a Capitã Carter cortou apenas alguns também. Será que esse bicho tem tentáculos espalhados por todo o multiverso ou será que são versões diferentes? A primeira hipótese é mais provável.
Vale lembrar que o Shuma-Gorath é conhecido por viajar entre dimensões e é capaz que isso também valha para o multiverso do UCM. Seria coincidência esse monstro com tentáculos aparecendo o tempo todo?
Pode ser que seja um esquenta para o Shuma-Gorath, que pode aparecer em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Ele seria o vilão perfeito para um grupo de heróis do multiverso enfrentar, não é mesmo?
Outra questão interessante é que no meio de vários monstros que ele invoca para pegar a magia tem um dragão vermelho que lembra muito Shou-Lao, o dragão das histórias do Punho de Ferro.
Como Kevin Feige pediu para os roteiristas colocarem em What If…? apenas personagens que já apareceram no UCM, não faria sentido ser o próprio Shou-Lao.
Mas poderia ser uma referência a um personagem que já apareceu e é um alienígena que parece um dragão humanoide. E já foi um Mago Supremo nas HQs. O Krugarr, que já apareceu nas cenas pós-créditos de Guardiões da Galáxia Vol. 2.
Doutor Estranho Supremo
Enfim, é interessante notar que o Doutor Estranho absorveu várias criaturas das trevas e também a própria variante dele. Não é uma variante de outro universo mas, mesmo assim, é uma variante.
Já que a Anciã usou a magia dela para criar duas linhas do tempo aproveitando uma onde o Doutor Estranho teria superado a morte da Christine.
Você consegue perceber o tamanho desse detalhe dentro do UCM? E se a magia que o Wong pediu para o Doutor Estranho não usar no trailer do Homem-Aranha: Sem Caminho Para Casa tiver relação com a magia da Anciã em What If…? Onde ela consegue pegar elementos de um ponto Nexus onde tudo aconteceu diferente?
Se o Doutor Estranho conseguisse acessar um ponto Nexus onde ninguém sabe a identidade do Homem-Aranha, ele poderia fazer essas memórias coexistirem ou até mesmo sobrepor as memórias do universo regular.
[irp posts=”113009″ name=”Já deu pra ver muita coisa no trailer vazado de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”]
Essa magia da Anciã é completamente roubada e perigosa, já que existe o risco de manter duas variantes na mesma linha temporal. Isso é exatamente o que pode ter acontecido com os vilões e as outras versões do Homem-Aranha no trailer.
O fato é que agora o Doutor Estranho absorveu essa variante e se tornou o Doutor Estranho Supremo e, mesmo depois do fim do universo pela dimensão negra, é bem possível que ele vá voltar.
Porque ele já apareceu em um trailer encontrando a Capitã Carter, então é possível que ele sobreviva a tudo isso. O problema maior é que os eventos deste episódio estão quase para acontecer nos próximos filmes da Marvel.
Existem três possibilidades: ou será por causa do erro do Doutor Estranho em Homem-Aranha ou por conta da Wanda e do Mordo. Lembra que o Mordo saiu por aí absorvendo a magia de outros magos e bruxos?
Imagina se ele também começar a absorver a magia de criaturas interdimensionais igual o Doutor Estranho de What If…? e acabar sendo controlado por elas?
Por outro lado, a Wanda ainda lembra dos filhos dela e, para piorar, ela tem o Darkhold em mãos. Imagina se ela tentar reviver os mortos?
Se com o Livro de Cagliostro o Doutor Estranho conseguiu destruir o universo, imagina se a Wanda, sem treinamento, aprendendo diretamente com o Darkhold resolver trazer os filhos dela de volta?
Aí você pode ter certeza que a Queda dos Vingadores, Dinastia M e o que que aconteceu nesse universo de What If…? será fichinha perto do que a Wanda vai causar no multiverso.
[irp posts=”113521″ name=”De novo! What If…? volta a apresentar Shuma-Gorath (ou quem quer que seja)”]
Seja o primeiro a comentar