‘Dragon Ball’: esse foi o melhor e mais imprevisível Torneio de Artes Marciais

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

‘Dragon Ball’: esse foi o melhor e mais imprevisível Torneio de Artes Marciais
Imagem: Reprodução/22nd Tenkaichi Budōkai/Dragon Ball

Os Torneios de Artes Marciais são uma tradição no universo de Dragon Ball. Eles são mostrados desde a saga original, quando Goku fez sua estreia, ainda criança, na 21ª edição do evento, vencido por Jackie Chun (que era o Mestre Kame disfarçado). Mas esse não foi o melhor torneio mostrado na saga.

O evento seguinte, o 22º Torneio de Artes Marciais, aconteceu 3 anos após o anterior. Dessa vez, os oito melhores, que se classificaram para a fase de eliminação, foram: Pamput, Homem-Lobo, Yamcha, Jackie Chun, Kuririn, Goku, Tenshinhan e Chaos. Os dois últimos funcionando como os principais antagonistas da saga, alunos da Escola da Garça, comandada pelo Mestre Tsuru, arquirrival do Mestre Kame.

As regras

Os Torneios de Artes Marciais possuem algumas regras básicas em seu funcionamento. Armas e armaduras não são permitidas, a não ser que sejam naturais (garras, dentes, etc). Perde o adversário que desistir, sair da arena ou for nocauteado e não se levantar após a contagem de 10 segundos. Em caso de nocaute duplo, vence o que levantar primeiro e dizer a frase “eu sou o campeão”. Também não é permitido matar o adversário.

Embora burlar qualquer uma dessas regras resulte em desclassificação, é claro que alguns vilões entraram em torneios para matar ou se vingar de oponentes, sabendo que seriam expulsos. De qualquer forma, as normas são mais ou menos respeitadas na maioria das vezes e no 22º Torneio de Artes Marciais, não foi diferente.

As lutas

Passadas as preliminares, que aconteciam de forma fechada, os oito finalistas foram divididos em seus confrontos, já com influência do Chaos. Yamcha enfrentou Tenshinhan e, para variar, levou uma surra, com direito a perna quebrada e uma amostra do caráter dos alunos do Mestre Tsuru. Na luta entre Jackie Chun e o Homem-Lobo rolaram “cenas lamentáveis”, com direito a canivete sendo sacado e o Homem-Lobo voltando a ser só um homem normal.

A coisa começa a complicar na próxima luta, Kuririn contra Chaos. O parceiro de Tenshinhan é conhecido pelos poderes psíquicos e ele os usa em Kuririn, para causar uma dor de barriga. A luta é decidida de forma bem boba, com o discípulo do Mestre Kame obrigando o rival a usar as mãos para fazer contas, parando de usar seus poderes e sendo jogado para fora da arena.

Goku vence Pamput com muita facilidade e as semi-finais estão fechadas. A luta entre Jackie Chun e Tenshinhan é bem mais apertada do que parecia que seria, e o discípulo do Mestre Tsuru chega a ter vantagem. Só que no meio da luta, o próprio Tsuru percebe que se trata do Mestre Kame disfarçado e avisa seu aluno telepaticamente.

Tenshinhan dispara um Kamehameha que aprendeu só de olhar. Jackie Chun desvia, mas desiste da luta, colocando o discípulo de seu rival na final. Goku versus Kuririn é uma das melhores luta da saga original de Dragon Ball. Naquela época, os dois tinham poderes bem similares, mas foi ali que o saiyajin começou a se destacar e depois de algumas reviravoltas onde parecia que perderia, consegue jogar Kuririn para fora da arena.

A final entre Goku e Tenshinhan marcou o ápice daquela saga e foi uma luta dura e épica, cheia de reviravoltas, com direito a interferência externa do Chaos e do Mestre Tsuru, destruição da arena e tudo mais. No final, Tenshinhan fica com o título por ter caído no chão depois do Goku, isso porque ele bateu em um carro antes encostar no solo enquanto despencava. É muita coisa mesmo!

Por que foi o melhor?

O 22º Torneio de Artes Marciais foi o melhor já mostrado em Dragon Ball justamente por conta da imprevisibilidade. Quando a fase eliminatória começa, praticamente todos os personagens têm chance de vencer, talvez com exceção do Homem-Lobo e de Pamput. Conforme as lutas avançam, a incerteza fica ainda maior.

O ápice é a final, em que a vantagem troca de lado tantas vezes que é simplesmente impossível saber quem será o campeão. O fato da Escola da Garça estar presente também adiciona uma camada a mais de entretenimento, já que temos basicamente uma versão maligna do Mestre Kame, de Goku e de Kuririn naquele momento.

O torneio anterior, que marcou a estreia de Goku, tinha em Jackie Chun/Mestre Kame seu grande mistério e estava na cara que o velho professor iria ganhar. O mesmo acontece no 23º torneio, com um Goku muito mais forte do que todos vencendo Piccolo na final e conquistando seu primeiro – e único – título.

Dali em diante os Torneios de Artes Marciais permaneceram importantes, mas raramente conseguiam ser concluídos, devido a invasões de vilões ou ameaças que impediam as lutas de continuarem. O 22º Torneio de Artes Marciais continua sendo o melhor, além de ser um dos melhores momentos do Dragon Ball original. Ele só seria superado em intensidade e incerteza pelo Torneio do Poder, já em Dragon Ball Super, muito tempo depois.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA