O game Dragon Ball FighterZ recentemente levantou uma polêmica sobre a forma Super Saiyajin 4. No entanto, era tudo um engano, causado por um pequeno erro de tradução do original em japonês para o inglês.
O jogo introduziu recentemente a variação dos saiyajins presente apenas no anime de Dragon Ball GT, mas que acabou se tornando uma das favoritas dos fãs.
[irp posts=”101161″ name=”Dragon Ball Heroes: pôster mostra Broly como Super Saiyajin 4″]
Os eventos de GT não são canônicos e desde que Dragon Ball Super introduziu as formas divinas, há uma discussão sobre qual seria mais eficiente: o Super Saiyajin 4 ou o Super Saiyajin Deus/Blue e o Instinto Superior, que são oficiais.
Em Dragon Ball FighterZ, com a chegada do SSJ 4, o game adicionou algumas reações de personagens ao vê-la pela primeira vez e Gohan aparecia muito surpreso.
“Essa forma não é como o Super Saiyajin Blue ou o Instinto Superior. Nunca vi nada tão poderoso quanto isso. O que está acontecendo aqui?”, dizia o filho de Goku com o game legendado em inglês.
No entanto, essa tradução estava errada, como mostra a fala de Gohan no original, em japonês.
“Essa forma de meu pai e Vegeta é diferente do Super Saiyajin Blue e do Instinto Superior… essa transformação existe…”, diz um impressionado Gohan no original.
A fala foi alterada e o mistério sobre qual das formas é mais forte – canônica ou não canônica – permanece.
Veja um tweet com as duas versões:
https://twitter.com/akai_dragon/status/1369868503860322306?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1369868503860322306%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fcomicbook.com%2Fanime%2Fnews%2Fdragon-ball-z-gohan-translation-controversy-super-saiyan-blue%2F
Sobre Dragon Ball FighterZ
Dragon Ball FighterZ é mais um dos vários videogames inspirados em Dragon Ball, o famoso mangá criado por Akira Toriyama. O jogo foi desenvolvido pelo estúdio Arc System Networks, distribuído pela Bandai Namco e lançado no início de 2018.
Dragon Ball FighterZ se trata de um game de luta em 2D que conta com a presença de importantes personagens da franquia, como Goku, Vegeta, Gohan, Piccolo, Kuririn, Trunks, Gotenks, Kid Buu, Freeza, Cell, entre outros.
A novidade ficou por conta da introdução da Androide 21, personagem desbloqueável que foi criada pelo próprio Akira Toriyama.
O game foi bastante elogiado pelos fãs e crítica por conta de seu sistema de luta, elenco, visuais, modo história e trilha sonora, apesar de críticas para seu modo online.
No famoso site Metracritic, Dragon Ball FighterZ tem notas médias que variam entre 85 e 87, as melhores entre todos os games da franquia que já foram lançados.
Dragon Ball FighterZ está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.
Seja o primeiro a comentar