Algo que animes mais antigos sempre sofreram bastante foi com a sonorização. Nem sempre é fácil criar os sons do que se passa nos mangás na hora de adaptar, e títulos mais antigos como One Piece e Dragon Ball passaram muito por isso, a ponto de Akira Toriyama, saudoso autor do segundo, perder a paciência em estúdio certa vez.
Quem contou a história foi Vincent Chansard, animador da Toei que trabalhou em diversos animes importantes. Em conversa no canal KOL: Requiem, no YouTube, o artista revelou uma conversa que ouviu, do que teria acontecido entre Toriyama e Hidenori Arai, designer de efeitos sonoros de Dragon Ball, quando se encontraram pela primeira vez:
Eu não sei se isso é verdade ou não… mas quando Akira Toriyama o encontrou, ele disse: ‘então é você que está arruinando meu mangá com seu design de som!’
Arai era um nome experiente nos estúdios da Toei. Ele é o responsável por criar o icônico som do Kamehameha quando é disparado, entre outras coisas. Efeitos criados por ele podem ser ouvidos também em One Piece, inclusive sons muito similares entre si em alguns momentos, especialmente no início de ambos os animes.
Segundo Chansard, Toriyama ficou tão irritado com o trabalho de Hidenori, que desenhou um vilão do Dragon Ball clássico baseado na aparência dele. Trata-se do assassino Tao Pai Pai, figura caricata, mas extremamente letal, que foi derrotado por Goku em pelo menos duas ocasiões. Ele também é o irmão mais novo do Mestre Tsuru, o maior rival do Mestre Kame e professor de Tenshinhan.
Diz-se que Akira tinha o hábito de basear seus vilões em figuras do cotidiano, como seus editores e chefes, especialmente os mais difíceis de se conviver. Ao longo da vida, o autor negou ter feito isso – ao menos de forma consciente. Toriyama nos deixou em março de 2024.
Desde então Dragon Ball se encontra em um hiato. O anime mais recente foi Dragon Ball Daima, que conta uma aventura curta ambientada logo após a saga de Majin Boo. O mangá de Dragon Ball Super está sob o comando de Toyotaro, mas também está paralisado.
Seja o primeiro a comentar