Dragon Ball Super: Broly abre caminho para que SSJ 4 seja canônico

André Luiz Fernandes

Dragon Ball Super: Broly abre caminho para que SSJ 4 seja canônico

Dragon Ball Super: Broly é responsável por inserir novos elementos na franquia, além de corrigir algumas informações, mas uma dessas contribuições do filme pode ter passado despercebida. A origem do poder de Broly pode ter deixado a possibilidade de que a transformação em Super Saiyajin 4 se torne canônica.

[irp posts=”66425″ name=”Desenhista de Dragon Ball Super quer que Broly esteja no mangá”]

No filme, Paragus, o pai de Broly, explica que o poder de seu filho se baseia em uma habilidade especial. O saiyajin perde totalmente o controle sobre suas ações porque ele está tecnicamente transformado em Oozaru, o macaco gigante que os saiyajins se transformam ao olhar para a lua cheia, porém consegue manter a forma humana. Isso acontece pois ao longo dos anos, Paragus cortou a cauda de Broly várias vezes, em tentativas de contê-lo quando saía de si.

Quem acompanhou o anime de Dragon Ball GT, que não é considerado canônico, deve se lembrar da transformação em Super Saiyajin 4. Para chegar a esse nível de poder, os saiyajins precisavam se transformar em Oozaru e se esforçar para recuperar a consciência. Assim, voltavam a uma forma humana, embora cobertos de pelos e com um visual bem mais agressivo.

Ou seja, é basicamente o mesmo processo através do qual Broly consegue o seu poder, embora ele não consiga ainda recobrar sua consciência. A brutalidade extrema com que Broly luta também é um indício de que ele “quase” alcança o Super Saiyajin 4, já que a transformação é caracterizada por uma atuação mais agressiva em comparação com as formas canônicas usadas posteriormente por Goku e Vegeta.

O Super Saiyajin 4 é um dos poucos elementos de Dragon Ball GT que conquistou os fãs e muitos preferem essa transformação ao Super Saiyajin Blue e Super Saiyajin Deus que foram apresentados oficialmente em Dragon Ball Super. Sua introdução no cânone da franquia certamente agradaria a maioria dos fãs da obra de Akira Toriyama e Broly pode ter sido o primeiro indício de que a forma existe também na história oficial.

Vale lembrar que no anime de Dragon Ball Heroes, que também não é canônico, sendo baseado em um jogo, duas versões de Goku de realidades diferentes chegam a se enfrentar, um como Super Saiyajin Blue e outro como Super Saiyajin 4. Embora a luta tenha acabado sem um vencedor, acontecimentos posteriores da história indicaram que a forma que aparece em GT pode ser mais forte do que o Blue, que é a transformação mais poderosa de Goku no cânone da franquia até agora.

https://www.youtube.com/watch?v=HpXbhf1RpGs

Sobre Dragon Ball Super: Broly

Dragon Ball Super: Broly é o novo filme da franquia criada por Akira Toriyama e introduz o saiyajin lendário Broly de forma oficial na história. O longa se passa logo após os eventos do anime Dragon Ball Super e coloca Goku contra um inimigo cujo poder é praticamente insuperável.

O filme reconta a origem de Broly, o guerreiro que deu origem à lenda do Super Saiyajin. A história revela mais detalhes sobre a origem da raça da qual Broly, Goku, Vegeta e outros personagens da franquia fazem parte. A relação entre os guerreiros saiyajin e o exército do imperador Freeza, um dos maiores antagonistas do anime, também é explorada.

Confira o trailer:

Broly apareceu pela primeira vez em 1993, tendo sido criado pela Toei Animation e não fazendo parte do cânone. Dessa vez, Akira Toriyama, o criador da franquia, é o responsável pelo design dos personagens e roteiro.

Dragon Ball Super: Broly chegou aos cinemas do Japão em 14 de dezembro de 2018. O filme está em cartaz no Brasil desde 3 de janeiro de 2019.

Ei nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA