O mangá de Dragon Ball Super recentemente abriu um mar de possibilidades ao apresentar um novo tipo de poder, que em muitos aspectos lembra os jutsus em Naruto. O Controle Espiritual é um tipo de treinamento onde o lutador aprende a controlar sua aura e executar novas técnicas a partir dela. Já vimos parte disso no passado, já que o teletransporte de Goku é apenas uma parte desse poder.
[irp posts=”81749″ name=”Instinto Superior: o que é e como funciona a transformação de Dragon Ball Super”]
Após serem derrotados por Moro, Goku e Vegeta se separaram e o príncipe saiyajin foi até o planeta Yardrat, onde Goku aprendeu o teletransporte. Lá ele começa o treinamento que descobre ser o Controle Espiritual e as técnicas básicas desse poder já são bem impressionantes, além de ser impossível não se lembrar de Naruto, especialmente quando vemos Vegeta invocando clones de si mesmo e aumentando de tamanho, tudo com o controle da própria aura.
Outra comparação que surge de forma inevitável é com o Nen, poder apresentado no clássico Hunter x Hunter, que também provém da aura do praticante e exige um exaustivo treino. Na obra, a introdução das técnicas de Nen leva os combates a patamares absurdos. Será que Dragon Ball Super terá mudanças tão drásticas assim a partir de agora?
Sobre Dragon Ball Super
Para quem assistiu o anime de Dragon Ball Super, o mangá é mais do que recomendado. Acontece que na banda desenhada, a história não terminou no Torneio do Poder, continuando em um novo arco intitulado Prisioneiro da Patrulha Galáctica. Mesmo as partes que foram adaptadas em anime, até o Torneio do Poder, contam com detalhes diferentes na história, que vale a pena ser revista.
No novo arco, Goku e Vegeta ajudam a Patrulha Galáctica a lidar com um prisioneiro fugido, conhecido como Moro, o Devorador de Planetas. Trata-se de um mago extremamente antigo e poderoso, que há 10 milhões de anos teve seus poderes selados por ninguém menos do que o Dai Kaioshin, uma das maiores divindades do universo. Trata-se do mesmo ser divino que, também há muito tempo, foi absorvido por Majin Boo, que reteve muito de sua aparência.
A batalha contra Moro leva os saiyajins até um lugar conhecido e que há muito tempo não aparecia: Nova Namekusei, o planeta da raça de Piccolo, Dende e Kami-Sama, reconstruído após sua destruição pelas mãos de Freeza, ainda em Dragon Ball Z.
O mangá de Dragon Ball Super é publicado no Brasil pela editora Panini. O arco atual tem capítulos mensais, publicados online pela editora Shueisha. A arte é de Toyotaro, com supervisão do criador da franquia, Akira Toriyama.
Seja o primeiro a comentar