Se você é um fã de carteirinha de Dragon Ball, já deve ter notado um costume muito comum dentro da série: alguns personagens apresentados como vilões (ou, pelo menos, como rivais ou ameaças para Goku) se transformaram em heróis. São tantos os exemplos que podemos dizer que essa é uma das marcas registradas da série e é algo que o criador Akira Toriyama deve gostar de fazer.
Alguns exemplos são bem conhecidos do público, com destaque para Vegeta e Piccolo. Já outros você pode nem se lembrar que fizeram essa transição para o papel de mocinho.
Assim, confira abaixo os principais personagens de Dragon Ball que deixaram de ser vilões e se transformaram em mocinhos.
Tenshinhan e Chaos
A inseparável dupla de amigos foi apresentada para os fãs não exatamente como vilões, mas também não se encaixavam na definição de heróis. Afinal, eles eram alunos do Mestre Tsuru, professor da Escola da Garça, que empregava alguns métodos questionáveis e deploráveis com seus alunos.
Tenshinhan se tornou um dos oponentes mais formidáveis que Goku enfrentou quando era jovem, especialmente no 22º Torneio de Artes Marciais. No entanto, pouco tempo mais tarde, o guerreiro e Chaos se tornaram importantes aliados do protagonista e ajudaram a proteger a Terra em algumas ocasiões.
[irp posts=”88251″ name=”Dragon Ball Z: Kakarot tem possível easter egg de Pokémon; confira”]
Piccolo
Junto de Vegeta, podemos dizer que Piccolo é o exemplo mais famoso de personagem introduzido como vilão que se tornou herói. Em Dragon Ball, ele foi apresentado aos fãs como Piccolo Jr., filho de Piccolo Daimaoh (esse sim, um antagonista de primeira).
Como carregava as memórias do pai, o namekuseijin queria se vingar de Goku por ter matado Piccolo Daimaoh e os dois tiveram uma luta brutal em uma das edições do Torneio de Artes Marciais. Piccolo iniciou sua transição para o papel de herói com a chegada de Raditz à Terra e principalmente após formar uma ligação muito forte com Gohan, chegando até mesmo a se sacrificar para salvá-lo.
Androides 17 e 18
Os Androides 17 e 18 também são outros exemplos famosos de personagens que passaram por essa transição. Os dois irmãos foram apresentados como guerreiros cruéis e impiedosos, que deram muito trabalho para os Guerreiros Z no início. Não se esqueça que eles mataram todos os heróis e causaram um verdadeiro caos na realidade do Trunks do Futuro/Mirai Trunks.
18 foi quem passou por essa transição primeiro. Já na Saga do Majin Boo em Dragon Ball Z, que se passa após a Saga de Cell, a androide se casou com Kuririn e dois até tiveram uma filha, Marron.
Já 17 passou um bom tempo sumido e só retornou oficialmente em Dragon Ball Super para participar do Torneio do Poder (apesar de uma rápida aparição na Saga de Majin Boo). Foi aqui que descobrimos que ele também mudou pra melhor: se tornou um guarda florestal dedicado ao seu trabalho e também formou sua família, com esposa e filhos. O androide conseguiu a façanha de ser o vencedor do Torneio do Poder.
Majin Boo
Dragon Ball nos apresentou, primeiramente, o Majin Boo “gordo”, apelido que ganhou entre os fãs após descobrirmos suas outras versões. Assim como os demais exemplos dessa lista, ele exercia o papel de vilão e obedecia as ordens do Babidi até se cansar do mago e matá-lo.
Tudo mudou quando Majin Boo se tornou amigo do Mr. Satan, que se aproveitou de sua personalidade inocente e infantil para mudá-lo. A mudança foi concretizada após ele se libertar de todo o mal do seu corpo, o que resultou na criação do Boo malvado.
Desde então, Majin Boo se tornou um grande amigo do Mr. Satan e um aliado importante de Goku e companhia em Dragon Ball.
Beerus
O Deus da Destruição do Universo 7 também não chega a ser um vilão pra valer, mas nós o incluímos por uma razão: Afinal, ele cogitou destruir a Terra no filme A Batalha dos Deuses e se Goku não tivesse o enfrentado, o pior teria acontecido.
Desde então, Beerus também se tornou um personagem recorrente em Dragon Ball Super e mais um aliado de Goku.
[irp posts=”88117″ name=”Dragon Ball Super prova que saga do Majin Boo poderia ter sido evitada; entenda”]
Vegeta
Para terminar, deixamos o exemplo mais famoso para o fim. O Vegeta que conhecemos no início de Dragon Ball Z podia ser descrito com diversos adjetivos negativos: cruel, sadista, impiedoso, frio, vingativo e arrogante são alguns exemplos que podemos citar. Após sua famosa luta contra Goku, foi poupado de ser morto e prometeu que retornaria para matar todos.
Durante a Saga de Freeza, Vegeta começou sua transição para um papel de anti-herói, o que durou até a Saga de Majin Boo. Podemos dizer que seu famoso sacrifício para tentar derrotar o vilão foi seu primeiro ato como um herói dentro da série.
A transição se tornou completa em Dragon Ball Super. Vale lembrar que no anime, ele chegou a recusar o convite para participar do Torneio do Poder pelo fato de Bulma estar prestes a dar à luz, uma prova de que aceitou se tornar um pai de família e um herói pra valer, apesar de manter seu desejo de derrotar Goku um dia.
Menções honrosas:
Oolong: apresentado como o demônio que aterrorizava uma vila.
Yamcha: o conhecemos como um bandido do deserto que lutou contra Goku em algumas ocasiões.
Rei Cutelo: o pai de Chichi não era exatamente um vilão, mas se aproveitava do seu tamanho para assustar qualquer ameaça ao seu reino.
Freeza: sim, ele nunca foi bonzinho, mas lembre-se que aceitou ajudar o Universo 7 durante o Torneio do Poder. Foi curioso ver Freeza e Goku juntando forças para derrotarem Jiren.
Seja o primeiro a comentar