Se você é um dentre os milhões de brasileiros que acredita fielmente que os atentados de 11 de setembro de 2001 interromperam a exibição do anime de Dragon Ball Z na Globo, sinto te decepcionar: seu cérebro está te enganando. Continue a leitura e entenda o que é o chamado Efeito Mandela.
- Sabia que leitor do EiNerd tem desconto e frete grátis na primeira compra em quadrinhos, livros e outros produtos da Marvel? Para garantir, basta realizar a compra clicando por aqui.
O atentado de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, chocou o mundo. Terroristas sequestraram quatro aviões – dois atingiram as torres gêmeas do World Trade Center, um se colidiu com o Pentágono, sede do Departamento de Defesa americano e o último, caiu em um campo aberto na Pensilvânia.
Apesar da tragédia, atuais jovens adultos brasileiros se recordam da situação com certo bom humor devido à uma suposta alteração na programação televisiva na época.
[irp posts=”97910″ name=”O significado do ‘Z’ e do ‘GT’ em Dragon Ball Z e Dragon Ball GT”]
Diversas pessoas dizem que assistiam a um episódio de Dragon Ball Z, na TV Globo, quando a atração foi interrompida pelo famoso “Plantão da Globo”, que anunciava o atentado.
Há quem garanta, inclusive, que Goku se transformaria em Super Saiyajin 3 no episódio que acabou interrompido. Mas será que isso aconteceu mesmo? Ou seria apenas uma lenda urbana moderna?
É fato: Dragon Ball Z NÃO estava no ar em 11 de setembro de 2001
Conforme apurado e comprovado pelo site ‘NaTelinha’ e por diversos internautas, Dragon Ball Z não foi interrompido pelo “Plantão da Globo” em 11 de setembro de 2001.
O anime sequer foi ao ar na ocasião, pois o horário de exibição era bem posterior ao de entrada do jornalístico da emissora.
Registros apontam que o plantão jornalístico foi ao ar por volta das 9h55, cerca de 20 minutos depois da exibição da novela infantil Bambuluá.
Dragon Ball Z estava programado para ser exibido por volta das 11h30 – a atração era anunciada diariamente neste horário, pois era uma estratégia para vencer a concorrência de Record e SBT com relação ao público jovem.
[irp posts=”68780″ name=”Dragon Ball Z: o dia em que Goku, já adulto, encontrou sua versão criança”]
No Twitter, um internauta chegou a resgatar a grade de horário da TV Globo na semana do atentado. O levantamento foi feito a partir de dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).
Pros guris que ainda ficam enchendo o saco dizendo que Dragon Ball Z foi interrompido pelo Plantão do 11/09 pic.twitter.com/8kJ53AS3Qy
— João Batista Pinto (@Joao_Justiceiro) September 11, 2017
Além disso, o episódio em que a transformação do Super Saiyajin 3 estava distante da data em questão. A exibição seria do capítulo 237, enquanto a mutação de Goku só ocorreria no episódio de número 245.
Ou seja: além de Dragon Ball Z não ter ido ao ar no dia 11 de setembro de 2001, o capítulo que seria exibido não teria a transformação de Goku para Super Saiyajin 3.
Efeito Mandela
Esse tipo de situação em que uma “falsa memória” toma conta de um grande número de pessoas e se transforma em um “delírio coletivo” já foi estudado por especialistas. O fenômeno ganhou o nome de ‘Efeito Mandela’.
[irp posts=”69169″ name=”Capitã Marvel foi inspirado em Dragon Ball Z? Veja semelhanças”]
A história que batizou o fenômeno começou com a pesquisadora Fiona Bromme, que jurava que o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, havia morrido na década de 80 na prisão (acontece que ele viveu até os 95 anos de idade, em 2013).
Durante uma convenção nerd, por algum motivo, ela descobriu que MUITA gente pensava a mesma coisa e decidiu se dedicar a estudar casos parecidos. Teve gente jurando se lembrar, até mesmo, de ter visto à transmissão do funeral na TV. Na época, o homem ainda estava vivíssimo.
A melhor explicação para o Efeito Mandela são as memórias falsas, fenômeno estudado pela psicologia desde a década de 1970. Essas informações deturpadas têm uma relação com algo que de fato aconteceu. O crescimento da internet também pode ter uma grande influência na criação de lembranças mentirosas coletivas.
Outras teorias mais mirabolantes que poderiam explicar: a gente transita entre universos paralelos e, em algum deles, Dragon Ball Z pode ter sido interrompido pelo ‘Plantão’. Ou ainda, pode ter rolado a famosa “falha na matrix”. Será?
Outros exemplos muito famosos de Efeito Mandela na cultura pop:
- O rabo do Pikachu NÃO tem uma faixa preta (nunca teve!);
- Darth Vader NUNCA disse: “Luke, eu sou seu pai”;
- A música ‘We Are The Champions‘, do Queen, NÃO termina com a frase “…of the world”;
- A Rainha Má da Branca de Neve também NUNCA disse: “Espelho, espelho meu”.
[irp posts=”79345″ name=”Matrix 4: 7 perguntas que o novo filme pode responder”]
Seja o primeiro a comentar