Dragonball Evolution: as razões do fracasso do filme live-action de Dragon Ball

Augusto Ikeda

Dragonball Evolution: as razões do fracasso do filme live-action de Dragon Ball

Em 2009, a franquia Dragon Ball ganhou seu primeiro filme live-action: Dragonball Evolution. O anúncio deixou muitos fãs animados, mas como estamos cansados de saber, o longa foi um verdadeiro fracasso.

Para se ter uma ideia disso, no famoso site de críticas Rotten Tomatoes, o live-action tem uma avaliação de apenas 15%. No fundo, podemos afirmar que uma série de erros cometidos pela produção causaram esse verdadeiro desastre.

Assim, entenda abaixo por que Dragonball Evolution deu tão errado e é detestado pelos fãs da franquia criada por Akira Toriyama.

Dragonball Evolution: o processo de desenvolvimento do filme

Em 2002, a Fox adquiriu os direitos para produzir um filme baseado na franquia Dragon Ball. Apenas em 2007 que o longa saiu do papel e teve Ben Ramsey como roteirista, o cineasta Stephen Chow na produção e James Wong como diretor. Além disso, a produção decidiu rebatizar o filme com o nome “Dragonball”, tudo junto, sem separar.

As filmagens começaram em dezembro de 2007. O ator Justin Chatwin foi escolhido para viver Goku, enquanto que James Marsters foi escolhido para viver Piccolo. Completam o elenco de Dragonball Evolution Chow Yun-fat (Mestre Kame), Emmy Rossum (Bulma) e Jamie Chung (Chi-Chi).

O filme estreou no cinemas em março de 2009 no Japão e no mês seguinte no Brasil e Estados Unidos. No entanto, sabemos que ele foi um fracasso completo e por consequência, arrecadou apenas US$58.2 milhões em bilheteria, com um orçamento de US$30 milhões, causando um grande prejuízo.

E afinal de contas, o que foi que deu errado com o filme?

Os principais erros cometidos por Dragonball Evolution

Desrespeito total ao material de origem

Dragonball Evolution-erros

O primeiro ponto que vamos citar para o fracasso de Dragonball Evolution se trata de um erro recorrente em Hollywood quando o assunto é adaptar animes e mangás japoneses: nenhuma fidelidade ao material de origem.

A ideia de Dragonball Evolution era adaptar o arco de Piccolo Daimaoh, abordado no início do mangá e na primeira versão do anime. No entanto, foram tantas as mudanças que o filme não lembra nada essa importante história da franquia.

Por exemplo, as Esferas do Dragão foram criados por místicos, os Saiyajins foram escravizados por Piccolo e a morte do Avô Gohan foi modificada significativamente. Até o tipo da lua necessária para Goku se transformar em Oozaru foi trocado. E falando na criatura, ela mal lembra o gigante macaco assustador do original.

Um ponto que não foi perdoado por muitos fãs foi o simples fato de Dragonball Evolution, no fundo, ter se transformado em um filme de adolescente, pois retrata a vida de Goku no ensino médio. Por mais absurdo que isso pareça, realmente aconteceu.

E nem é preciso dizer que essa mistura não deu nada certo, não é verdade?

Personagens sem sal ou carisma

Esse segundo ponto ainda tem uma pequena relação com o primeiro: afinal, com tantas mudanças feitas em relação ao material de origem, o mesmo também aconteceu com os personagens, que em Dragonball Evolution, nada lembram os heróis que conquistaram fãs mundo afora.

Por exemplo, graças à temática de ensino médio, Goku se transformou naquele famoso estudante que parece mais preocupado em tentar conquistar o coração de garotas e festar. Além disso, ele não gosta muito da companhia de seu avô Gohan, bem diferente do que acontece no mangá e anime.

Já no caso de Chi-Chi, sua única semelhança com a versão original era o fato de ser um interesse amoroso de Goku. De resto, não lembra quase nada a guerreira que os fãs conheceram pelas mãos de Akira Toriyama.

O mesmo também aconteceu com outros personagens importantes da história, como Mestre Kame (que se tornou uma nova versão do Senhor Miyagi e tem visual completamente diferente), Bulma (que nem chega perto de ter o mesmo carisma e importância da original) e Yamcha (se tornou um mero motoqueiro).

O Kamehameha

Esse é um problema que merece um item a parte. Todos sabemos que o Kamehameha é a técnica mais famosa de Dragon Ball. Claro, ele não ficou de fora do filme live-action, mas também foi modificado de uma maneira que irritou os fãs.

O Kamehameha de Dragonball Evolution até começa bem, mas logo se transforma em uma verdadeira bagunça que nada lembra a versão original e até chega a jogar Goku no ar.

Além disso, a versão cinematográfica ainda parece ter o poder de curar pessoas que estão ao redor. Afinal de contas, de onde os roteiristas tiraram essa ideia absurda?

O diretor

Dragonball Evolution-erros diretor

Quem também teve uma grande culpa pelo fracasso de Dragonball Evolution foi seu diretor e também o roteirista.

O motivo é que James Wong já confessou que ele jamais assistiu a um episódio do anime ou leu algum capítulo do mangá. O diretor sequer se deu ao trabalho de, ao menos, tentar entender melhor o que era esse universo antes de iniciar as gravações do filme.

Isso também explica por que o live-action é tão diferente do material de origem.

Quem já se desculpou com os fãs da franquia foi o roteirista Ben Ramsey, que admitiu que só aceitou o trabalho pelo dinheiro e que o resultado foi péssimo.

No geral, Dragonball Evolution desrespeitou os fãs – e revoltou até Akira Toriyama

Dragonball Evolution-Akira Toriyama

Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball

Como você notou, um conjunto de erros resultou no fracasso de Dragonball Evolution. Se juntarmos todos eles, podemos dizer que o trabalho foi um enorme desrespeito aos fãs da franquia, que tem toda a razão de detestar e desprezar o live-action.

O trabalho também não deixa de ser um desrespeito muito grande com o próprio Akira Toriyama, que não foi procurado ou consultado para ajudar no projeto.

O próprio criador de Dragon Ball já admitiu que ficou tão irritado com o resultado final do filme que decidiu voltar a trabalhar em sua criação após anos de inatividade. Toriyama começou justamente com o roteiro de Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses, e desenvolve, atualmente, o mangá de Dragon Ball Super com o artista Toyotaro.

Dragonball Evolution se tornou uma pequena mancha na franquia. De qualquer forma, Dragon Ball ainda continua com uma grande legião de fãs mundo afora. Se você gosta de comprar produtos relacionados a Goku e companhia, uma boa pedida é ir até nossa loja e conferir o que mais pode te agradar.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Dragon Ball Dragonball Evolution
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA