Duelo de sabres de luz, de Star Wars, vira esporte oficial na França

Estadão Conteúdo

Duelo de sabres de luz, de Star Wars, vira esporte oficial na França
Foto: Académie de Sabre Laser

Aa federação de esgrima da França se inspirou em uma galáxia muito, muito distante e reconheceu oficialmente o duelo de sabres de luz, de Star Wars, como um esporte competitivo. Agora, a icônica arma da saga de George Lucas tem o mesmo status que o florete, a espada e o sabre, as tradicionais lâminas usadas no esporte olímpico.

As réplicas de policarbonato rígido iluminado com LED não podem cortar um lorde Sith ao meio. No entanto, elas parecem e, com os sabres mais caros equipados com um chip que emite um som elétrico gutural, até mesmo soam da mesma forma que as empunhadas por Yoda e outros personagens nos filmes de sucesso.

Os sabres de luz são bastante realistas – ao menos para os duelistas que se envolvem em suadas batalhas organizadas em confrontos de três minutos. A fisicalidade do combate de sabres de luz é parte do porquê a Federação Francesa de Esgrima lançou seu apoio ao esporte e agora está equipando clubes de esgrima com sabres de luz e treinando instrutores para tal.

Como virtuosos cavaleiros jedi, a federação francesa vê a si mesmo combatendo contra um ‘lado negro da força’: os hábitos sedentários de uma vida do século 21 que está adoecendo um número cada vez maior de adultos e crianças.

No passado, o sucesso de Zorro, Robin Hood e Os Três Mosqueteiros ajudou a angariar novos praticantes à esgrima. Agora, aliando-se a eles e até superando-os, estão Luke Skywalker, Obi-Wan Kenobi e Darth Vader.

Ainda nascente, contando seus praticantes pagos na França em centenas, e não milhares, o duelo de sabres de luz não tem esperanças de um lugar na Olimpíada de Paris em 2024. Mas ouvir as pancadas entre as espadas e vê-las no ar é motivo para dar uma chance ao esporte. Ou, como Yoda diria: “Tentar, não. Fazer! Ou não fazer. Não há tentativa.”

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Star Wars
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA