Duna: diretor do original diz que ‘nunca verá’ o novo filme

Giovanna Camiotto

Duna: diretor do original diz que ‘nunca verá’ o novo filme

O diretor David Lynch não quer nem ouvir falar das novas versões de Duna, filme adaptado de uma obra que ele adaptou originalmente em 1984.

  • Hey! Que tal dar uma olhadinha nas ofertas do dia? Depois não vai dizer que eu não avisei! Basta clicar aqui. Tem descontos em TODAS as categorias.

Na época, os críticos detestaram a obra “truncada” e disseram que era “seca demais para funcionar como um grande entretenimento“, algo que teria causado um certo trauma no cineasta.

Em abril do ano passado, Lynch garantiu que nunca veria as versões de Denis Villeneuve, que triunfaram nas telas dos cinemas.

Nunca a verei e não quero que falem comigo sobre ela, nunca”, declarou à revista francesa Cahiers du Cinéma.

Essa não foi a única vez que Lynch expressou seu ressentimento em relação à Duna. Em setembro de 2021, o diretor comentou negativamente sobre sua própria experiência.

Não gosto de falar sobre Duna, mas já disse que sabia, quando assinei o contrato, que estava assinando à versão final e, a partir daí, senti que, olhando para trás, comecei a me vender”.

Tenho orgulho de tudo, menos de Duna. Gostei muito de trabalhar em filmes diferentes. Não se trata de orgulho, mas sim do prazer de fazer isso, do prazer do trabalho. Gostei de trabalhar em todas essas mídias diferentes. Sinto que tenho muita sorte de poder desfrutar dessas coisas e de poder viver”.

Lynch ainda se referiu ao filme original como “uma tristeza gigantesca” em sua vida devido à falta de liberdade criativa que recebeu durante as filmagens.

Por outro lado, Villeneuve afirmou à Emire que ficou “empolgado” com a obra do cineasta, embora não concorde com alguns elementos.

Sou um grande fã de David Lynch. Quando vi o ‘Duna’ de Lynch, lembro-me de ter ficado empolgado, mas a versão dele… há partes que adoro e outros elementos com os quais não me sinto tão confortável. Então, me lembro de ter ficado meio satisfeito. Então pensei: ‘Ainda há um filme que precisa ser feito sobre esse livro, com uma sensibilidade deferente'”.

  • Hey! Que tal dar uma olhadinha nas ofertas do dia? Depois não vai dizer que eu não avisei! Basta clicar aqui. Tem descontos em TODAS as categorias.

Sobre Duna: Parte 2

Duna é uma das franquias de ficção científica mais famosas e bem-sucedidas comercialmente do mundo. Ela começou em 1965, com o primeiro livro autointitulado, escrito por Frank Herbert.

Sequências e prequels foram feitas, bem como adaptações no cinema e na TV, criando todo um universo em torno da obra.

A história se passa milhares de anos no futuro, onde a humanidade evoluiu tecnologicamente, mas baniu computadores e qualquer tipo de “máquina que pensa”.

A colonização espacial é uma realidade e os humanos controlam um vasto império cósmico, cujo planeta mais importante é Arrakis, um mundo desértico onde se encontra a especiaria mais valiosa de todo o universo.

[irp posts=”114052″ name=”Duna: diretor Denis Villeneuve fala sobre série prequel no HBO Max”]

Duna foi adaptado para o cinema em 1984 e teve duas séries de TV entre 2000 e 2003. Videogames e quadrinhos também foram produzidos, além de vários outros livros, com a história sendo continuada por Brian Herbert, filho de Frank.

Um outro filme foi lançado em 2021, com direito a sequência em 2024.

  • Hey! Que tal dar uma olhadinha nas ofertas do dia? Depois não vai dizer que eu não avisei! Basta clicar aqui. Tem descontos em TODAS as categorias.
VEJA MAIS Duna
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA