O perfil oficial de Duna no Instagram anunciou o início das filmagens de Duna: Parte 3, o aguardado terceiro capítulo da saga de ficção científica dirigida por Denis Villeneuve. Na publicação, uma foto tirada pelo próprio cineasta veio acompanhada da legenda: “…on a journey into that land where we walk without footprints” — que em tradução livre significa: “…em uma jornada rumo à terra onde caminhamos sem deixar pegadas”.
Com a produção oficialmente em andamento, Duna: Parte 3 dará continuidade à história épica inspirada na obra literária de Frank Herbert. O novo longa-metragem vem na esteira do sucesso de Duna: Parte 2, lançado em 2024, que consolidou a ascensão de Paul Atreides como figura messiânica em meio ao conflito intergaláctico entre casas nobres, ecossistemas hostis e batalhas pelo controle do planeta-deserto Arrakis.
No elenco principal de Duna: Parte 3, retornam Timothée Chalamet como Paul Atreides; Zendaya como Chani; Rebecca Ferguson como Lady Jessica e Javier Bardem como Stilgar. Além disso, espera-se que novos personagens importantes da segunda metade do romance original O Messias de Duna (1969) sejam introduzidos, incluindo eventuais antagonistas políticos e religiosos à crescente influência de Paul como líder dos Fremen.
A direção mais uma vez fica a cargo de Denis Villeneuve, que assina a trilogia como roteirista e diretor. O cineasta canadense tem sido amplamente aclamado por sua abordagem visualmente impressionante e sua fidelidade temática aos conceitos filosóficos e ecológicos presentes nos livros de Herbert.
A trama de Duna: Parte 3 deve focar nas consequências da jihad liderada por Paul em nome dos Fremen e na tensão crescente entre seus deveres como imperador e seu papel como símbolo espiritual. A nova produção promete explorar os limites do poder, da fé e do destino, enquanto Paul enfrenta o peso das decisões tomadas no final de Duna: Parte 2.
Ainda sem data oficial de estreia, Duna: Parte 3 marca o encerramento da trilogia planejada por Villeneuve e representa a culminação de uma das adaptações mais ambiciosas da ficção científica no cinema contemporâneo.
Seja o primeiro a comentar