Editor de Akira Toriyama detona anime de ‘Dragon Ball Daima’

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

Editor de Akira Toriyama detona anime de ‘Dragon Ball Daima’
Imagem: Bird Studio/Shueisha, Tei Animation

Akira Toriyama teve um “fiel escudeiro” ao longo de sua trajetória, que também foi seu “grande rival” em certos aspectos. Kazuhiko Torishima é o típico editor bravo e muita coisa em Dragon Ball se deve aos palpites dados por ele – há quem diga que vilões como Piccolo, Freeza e Cell foram baseados nele.

De opiniões sempre polêmicas, Torishima falou recentemente sobre Dragon Ball Daima, anime mais recente da saga, que trafega entre o canônico e o não-canônico. A série transforma Goku e seus amigos em crianças novamente e traz a estreia da forma Super Saiyajin 4, presente apenas em Dragon Ball GT.

Em uma live no canal japonês KosoKoso, no YouTube, Kazuhiko simplesmente detonou a obra, que foi a última a ter participação de Toriyama na concepção. Torishima ainda criticou Dragon Ball Super, a etapa atual da saga principal. Disse o editor:

Teria sido melhor produzir uma história do Vegeta do que Dragon Ball Super. Dragon Ball Daima foi um lixo de anime.

Tanto Super quanto Daima sofrem críticas, especialmente quando comparados aos bons tempos de Dragon Ball Z e da saga original. O mais recente tem problemas com o andamento da história, furos de roteiro e a dificuldade em se encaixar no cânone. Já Dragon Ball Super, atualmente está em hiato e parece ter dificuldade em seguir com um arco final da história.

As opiniões de Kazuhiko Torishima

É preciso lembrar que Torishima é conhecido justamente por não poupar críticas e boa parte de sua relação com o falecido Akira Toriyama foi pautada nesse comportamento. Como editor da revista Weekly Shonen Jump, onde os principais mangás são publicados de forma seriada, outros grandes títulos passaram por seu escrutínio, como Hunter X Hunter, Naruto, Yu-Gi-Oh e One Piece.

Sobre a obra de Eiichiro Oda, Kazuhiko também teceu críticas, embora goste da história no geral. Segundo o editor, o problema é a diagramação do mangá, com páginas muitas vezes caóticas, cheias de informação, o que seria resultado direto da má administração do tempo do próprio autor. Confira o raciocínio e críticas completas de Torishima aqui.

O hiato de Dragon Ball

Atualmente, Dragon Ball está no meio de uma disputa judicial que se originou da morte de Akira Toriyama, em 2024. A editora Shueisha e a Capsule Corp, fundada pelo também editor Akio Iyoku, brigam pelos direitos e enquanto isso não for resolvido, possivelmente nada mais será produzido, incluindo o mangá de Dragon Ball Super, sob o comando de Toyotaro.

Toriyama nos deixou em março de 2024, de forma repentina. O autor também assina títulos como Dr. Slump, Sand Land e os designs de games como Chrono Trigger e Dragon Quest, entre outros.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA