Esta é a 2ª parte da entrevista que Breno Jordan fez para o Canal Ei Nerd no Youtube. Clique aqui para a ler a 1ª parte da entrevista.
Continuando com nossa saga sobre o desenho, Breno explica que o Irmão do Jorel é um menininho de 8 anos e é o irmão mais novo da família. Ele mora com o pai, a mãe, as duas avós, os bichos de estimação e os dois irmãos dele. Um dos irmãos é o Jorel, sendo o motivo pelo qual todo mundo o chama de irmão do Jorel.
O Juliano Enrico realmente tem um irmão chamado Jorel na vida real. Ele se inspirou na própria infância para criar essa animação. E por isso, muita gente aposta que o nome do irmão do Jorel é Juliano, mas isso não é confirmado.
Na verdade, o próprio criador já disse que o nome é deixado em aberto mesmo e não deve ser revelado, como se isso fosse um convite para todo mundo que se identifica com o irmão do Jorel.
No vídeo, Breno Jordan comenta que não precisa ter um nome específico para se identificar com ele, pode ser qualquer um. “Mas por que chamam ele justo de Irmão do Jorel e não irmão do Nico ou neto da vovó Juju? Bom, a resposta para essa pergunta é bem simples: o Jorel é o carinha bonitão e popular da área, então, o Irmão do Jorel é meio que ofuscado na família, na escola e basicamente na cidade toda. É como se ninguém lembrasse o nome dele, mas todo mundo lembra da referência ‘aquele menininho lá, o irmão do Jorel’. Porque sim, todo mundo conhece o Jorel e todo mundo gosta dele. Aliás, sobre isso, olha só o que o próprio Juliano contou pra gente sobre ser o ‘irmão do Jorel'”.
Confira:
Breno Jordan – Vou entrar num assunto agora que me pega também. Muita gente se identifica com o irmão do Jorel, porque ele tem essa coisa de viver na sombra do irmão, meio que não se sente especial como Jorel. E eu também sinto isso, muita gente me conhece como o filho do Ei Nerd, meu pai tem um canal de YouTube, etc. Eu me identifico demais com o irmão do Jorel, só que por outro lado, ele é o protagonista da animação. Então me tira uma dúvida: existiu algum tipo de cura interior sua ou tudo isso foi só pela zoeira?
Juliano – Até hoje eu sou chamado de irmão do Jorel. Esses dias eu machuquei o joelho e o Jorel me indicou um médico para eu ir ver se meu menisco precisava de cirurgia. Tive que mandar um WhatsApp para esse ortopedista falando: “Oi, tudo bem? Eu sou o irmão do Jorel. O meu irmão te indicou”. Aí ele falou: “Ah, tá, você é o irmão do Jorel!”. Nesse momento a gente tá num diálogo normal e eu não sei nem se o cara conhece a série ou não. É normal falar que eu sou irmão do Jorel até hoje. Agora é comum também o Jorel ser chamado de irmão do Juliano, que aí é o meu grande plano maligno, né?! O ciclo se fechando e eu tendo a minha risada final. Brincadeiras à tarde, o Federico Nicolai (outro irmão do Jorel e do Juliano e que foi inspiração para o personagem Nico) muitas vezes é chamado de irmão do Juliano. Eu já fui chamado de irmão do Federico. Jorel já foi chamado de irmão do Federico. Mas eu acho que não só eu, muitos roteiristas também lavam a alma escrevendo o episódio do Irmão do Jorel. Muitos animadores também contribuem com o toque pessoal. É um pouco de tudo. Acho que a gente vai lavando a nossa alma enquanto faz a série, colocando coisas muito verdadeiras. A comédia tem mais potencial quando ela traz momentos sinceros, coisas muito íntimas, pessoais. Quanto mais verdadeiro, mais engraçado, eu acho que é o que mais reverbera no imaginário, no inconsciente coletivo.

Breno: “Se você acha que Irmão do Jorel é animação para criancinha, errou feio!” (Reprodução/Youtube)
No desenho, o Irmão do Jorel é um garotinho alegre, animado, e parece até um pouco hiperativo, né? Ele é muito criativo e essa criatividade o faz ver a vida de um jeito muito diferente. Isso faz com que a série fique muito divertida, porque junta o carisma dele com aquela visão ingênua de criança, criando várias aventuras insanas que acontecem a partir do olhar de criança, que acredita em tudo, como, por exemplo, a avó participando de uma batalha de rima e as frutas do pomar estarem tretando entre si. E o mais legal é que isso se conecta muito com a infância da gente. A criança tem muita imaginação. Esse é o charme do desenho.
Agora, se você acha que Irmão do Jorel é animação para criancinha, você errou feio! As crianças adoram o Irmão do Jorel, mas os adultos se esbaldam também porque a série se comunica com a infância de todo mundo, principalmente com a galera que foi mequetrefe nos anos 80 e 90. Uma das maiores referências é o herói que o irmão do Jorel é fã, chamado Steve Magal. É uma homenagem ao Steven Seagle, que é um ator famoso de filme de ação, e o cantor Sidney Magal, que era o puro suco do Brasil nos anos 80 e 90. Mas espera, deixa o próprio Juliano explicar essa história:
Breno: Eu adoro o Steve Magal. Como é que você chegou ao ponto de pensar em misturar Steven Seagal e Sidney Magal?
Juliano – São informações que a gente vai acumulando na nossa memória. Eu fui muito fissurado em filmes de kickbox. Na época que eu ia na locadora com meu pai, eu alugava Karate Kid, O Grande Dragão Branco, Ringue de Fogo, Esporte Sangrento. Era sempre um filme de torneio que tem um uma história de superação e um cara musculoso dando um chute giratório. E a minha avó, Guigi, que inspirou a vovó Gigi, passava o dia inteiro vendo televisão. Ela assistia tanto filmes de animais fofinhos, fazendo uma longa jornada de volta para casa, quanto novela, filme de luta e explosão. Então meio que tive acesso a essa quantidade absurda de filmes de luta e a artistas como Van Damme, Steven Seagal, Stallone, Mark Dacascos, entre outras artes marciais do cinema. E o Sydney Magal, que é essa figura tropical brasileira cigana, para mim fez muito sentido. Automaticamente eu juntei os dois quando eu desenhei o Steve Magal. Eu acho que é essa vontade também de trazer elementos da cultura norte-americana, do cinema, para nossa realidade também, porque o cinema americano, as séries americanas fazem parte da nossa cultura. O Steve e o Sidney Magal estavam tão presentes na minha vida quanto o Van Damme.
E aí, já assistiu o Irmão do Jorel? Corre que você não vai se arrepender! Em breve vamos publicar a terceira e última parte dessa entrevista com o criador da série! Está sensacional!
Clique aqui para a ler a 1ª parte da entrevista.
Seja o primeiro a comentar