O elenco principal da série de filmes Guardiões da Galáxia divulgou, nesta segunda-feira (30), uma carta aberta para falar sobre a recente demissão de James Gunn da Marvel Studios. O diretor foi dispensado após mensagens antigas publicadas no Twitter, com piadas sobre pedofilia e estupro, terem vindo à tona recentemente.
Em texto assinado conjuntamente, Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Karen Gillan, Bradley Cooper, Sean Gunn, Vin Diesel, Pom Klementieff e Michael Rooker disseram que apoiam James Gunn totalmente e entendem que o pedido de desculpas do diretor foi “de coração”.
Leia, a seguir, a tradução da carta, divulgada por Chris Pratt em seu perfil no Instagram:
“Aos nossos amigos e fãs.
Damos total apoio a James Gunn. Ficamos chocados com sua demissão abrupta na última semana e esperamos intencionalmente esses dez dias para que pudéssemos pensar e responder, orar, ouvir e discutir. Naquela época, fomos encorajados pelo coro dos fãs e membros da mídia que também desejam ver Gunn como diretor do Volume 3, e desencorajados por aqueles que foram facilmente enganados pelas teorias da conspiração que o cercam.
Estar nos filmes dos Guardiões da Galáxia foi uma grande honra na vida de cada um de nós. Não podemos deixar que isso passe sem expressarmos nosso amor, apoio e gratidão a James. Não estamos aqui para defender as piadas dele, mas para compartilhar nossas experiências passando tantos anos no set com ele fazendo Guardiões 1 e 2. O personagem que ele mostrou no momento de sua demissão consiste com o que ele era todos os dias no set, e suas desculpas, de agora e de anos atrás, quando se lembrou desses momentos, acreditamos que seja de seu coração, um coração que todos conhecemos, confiamos e amamos. Ao escalar cada um de nós para ajudá-lo a contar a história de desajustados que encontram redenção, ele mudou nossas vidas para sempre. Acreditamos que o tema da redenção nunca foi mais relevante do que agora.
Cada um de nós espera poder trabalhar com nosso amigo James novamente no futuro. Sua história não acabou – não a longo prazo.
Existe esse pequeno processo na corte da opinião pública. James com certeza não será a última pessoa boa a ser colocada em julgamento. Dada a crescente divisão política nesse país, é seguro dizer que casos como esse continuarão, embora esperamos que americanos fora do espectro político possam pegar leve com os assassinatos de personagens e parar de transformar mentalmente as massas em armas.
Esperamos que o que aconteceu possa servir de exemplo para que todos nós possamos entender a responsabilidade que temos com nós mesmos no que se refere ao uso de palavras escritas que são gravadas em pedras digitais; que nós como uma sociedade possamos aprender com essas experiência e, no futuro, pensar duas vezes sobre o que queremos falar; e também aprender essa capacidade de ajudar e curar ao invés de machucar o próximo. Obrigado por lerem nossas palavras.
Os Guardiões da Galáxia.”
https://instagram.com/p/Bl3OVfeF8Dc/
Os tuítes antigos de James Gunn, que faziam piadas sobre pedofilia e estupro, já foram apagados pelo diretor. Algumas mensagens diziam: “Eu gosto quando menininhos tocam em minhas partes íntimas”, “Filmes não românticos: Três homens e um bebê fazendo sexo”, “Rir é o melhor remédio. é por isso que eu rio de pessoas com Aids” e “Acabei de fazer uma piada sobre sodomizar a minha amiga quando ela estava dormindo”.
O anúncio da demissão de James Gunn foi feito por Alan Horn, diretor da Disney, confirmando que o motivo do rompimento foram as polêmicas. “As atitudes e declarações ofensivas descobertas no feed do Twitter de James são indefensáveis e inconsistentes com os valores do nosso estúdio, e nós rompemos nosso relacionamento comercial com ele”, afirmou.
James Gunn fala pela 1ª vez após ser demitido de Guardiões da Galáxia Vol. 3
Seja o primeiro a comentar