A cerimônia do BAFTA 2025, considerada o “Oscar britânico”, aconteceu neste domingo (16) e trouxe algumas surpresas, incluindo a vitória de Emilia Pérez sobre o filme brasileiro Ainda Estou Aqui na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
O longa francês, dirigido por Jacques Audiard, também rendeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante para Zoe Saldaña, consolidando seu espaço na temporada de premiações. Além da produção brasileira de Walter Salles, Emilia Pérez enfrentou a concorrência de Tudo Que Imaginamos Como Luz (Índia), Kneecap (Irlanda) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha).
Polêmica envolvendo Karla Sofía Gascón
A vitória de Emilia Pérez acontece em meio a um escândalo envolvendo sua protagonista, Karla Sofía Gascón. A atriz foi alvo de críticas por publicações de teor racista e xenofóbico feitas entre 2020 e 2021 no X (antigo Twitter).
O caso teve repercussão negativa, levando a Netflix a retirá-la da campanha do filme após entrevistas concedidas sem consulta à produtora. A situação piorou quando Jacques Audiard, diretor do longa, criticou publicamente Gascón, dizendo que ela estava “se fazendo de vítima”.
Em resposta, a atriz declarou:
“Decidi, pelo filme, por Jacques, pelo elenco, pela equipe incrível que merece, deixar o trabalho falar por si, esperando que meu silêncio permita que o filme seja apreciado pelo que ele é.”
Ainda Estou Aqui segue forte na temporada de premiações
Apesar da derrota no BAFTA, o filme brasileiro segue acumulando reconhecimentos internacionais. Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, já conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, superando nomes como Nicole Kidman e Angelina Jolie.
O longa também levou o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano no Goya e venceu em festivais importantes, incluindo Veneza (Melhor Roteiro), Vancouver, Mill Valley, Miami e Pessac.
Com três indicações no Oscar 2025 (Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres), Ainda Estou Aqui ainda tem chances de fazer história na maior premiação do cinema mundial.
Confira os principais vencedores do BAFTA 2025
- Melhor Filme: Conclave
- Melhor Filme em Língua Não Inglesa: Emilia Pérez
- Melhor Atriz: Mikey Madison (Anora)
- Melhor Ator: Adrien Brody (O Brutalista)
- Melhor Atriz Coadjuvante: Zoe Saldaña (Emilia Pérez)
- Melhor Ator Coadjuvante: Kieran Culkin (A Verdadeira Dor)
- Melhor Direção: Brady Corbet (O Brutalista)
- Melhor Animação: Wallace and Gromit: Avengança
- Melhor Trilha Sonora: O Brutalista
Com a temporada de premiações chegando ao ápice, a expectativa agora se volta para o Oscar 2025, que acontece no dia 2 de março e pode trazer novas vitórias para o cinema brasileiro.
Fonte: BAFTA 2025
Seja o primeiro a comentar