Eminem, também conhecido como Marshall Mathers, presta homenagem ao lendário personagem da cultura pop, Peter Parker, em seu mais recente single intitulado Tobey.
A faixa destaca a usual bravata característica do rapper, comparando-se de maneira criativa ao Homem-Aranha interpretado por Tobey Maguire.
Na música, Eminem rima: “Tobey Maguire got bit by a spider. Me? Must’ve got bit by a goat” (“Tobey Maguire foi picado por uma aranha. Eu? Deve ter sido por um bode”).
Ele sugere que, assim como Parker adquiriu poderes após a picada de uma aranha radioativa, seu status autoproclamado de GOAT (o maior de todos os tempos) deve ser fruto de um encontro sobrenatural com um bode (goat em inglês).
Essa metáfora audaciosa é uma marca registrada do estilo lírico do rapper.
O colaborador BabyTron inicia a referência a Maguire com uma linha similar no refrão: “Tobey Maguire got bit by a spider, but see, me, it was a goat” (“Tobey Maguire foi picado por uma aranha, mas veja, eu, foi um bode”).
BabyTron já havia mencionado o personagem da Marvel em sua música de 2023, Spidey Senses, onde ele compara a transformação de Bruce Banner no Hulk aos seus próprios ‘sentidos-aranha’ ao dirigir um McLaren.
A capa do single também traz uma divertida recriação do meme do Homem-Aranha apontando, com ilustrações rudimentares de Eminem, BabyTron e o colaborador Big Sean, todos naturais de Michigan, apontando uns para os outros.
O meme original é uma cena do desenho animado do Homem-Aranha dos anos 1960, que foi recriada por Maguire, Tom Holland e Andrew Garfield na promoção de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.
Além do Homem-Aranha, outras referências pop aparecem na música. BabyTron menciona: “My city Leia and I’m Obi-Wan, got a mission to pass, I just might be the hope” (“Minha cidade Leia e eu sou Obi-Wan, tenho uma missão a cumprir, posso ser a esperança”), em alusão à icônica frase da Princesa Leia para Obi-Wan Kenobi em Star Wars.
Ele também faz referência ao filme O Gigante de Ferro, dizendo: “Ride around with the Iron Giant, make ‘em eat metal” (“Andar por aí com o Gigante de Ferro, fazê-los comer metal”).
Eminem e a Marvel
Essa não é a primeira vez que Eminem associa-se a personagens da Marvel. Em 2018, ele contribuiu com a canção Venom para o filme da Sony de mesmo nome, mencionando Eddie Brock e o simbionte que lhe dá poderes.
O rapper também gravou a música Last One Standing para a sequência de 2021, Venom: Tempo de Carnificina.
A paixão de Eminem por quadrinhos é bem conhecida. Em 2012, o Los Angeles Times destacou que o rapper queria ser escritor de quadrinhos na juventude.
Na anotação de sua música de 2013, Rap God, Eminem escreveu: “I’ve always been into comic books. Spiderman, Hulk, old Batmans, Supermans — mostly vintage Marvels— from before I was born” (“Sempre gostei de quadrinhos. Homem-Aranha, Hulk, Batmans antigos, Supermans – principalmente coisas vintage da Marvel de antes de eu nascer”).
Eminem também teve um encontro único com o anti-herói da Marvel, Frank Castle, conhecido como Justiceiro, em uma edição especial de quadrinhos em 2009.
Em 2019, ele criticou publicamente a decisão da Netflix de cancelar a série do Justiceiro estrelada por Jon Bernthal.
Além disso, em sua música These Demons de 2020, Eminem rima: “You get ‘em on tape, they stick to a story/Like Spider-Man crawlin’ upside of a wall” (“Você os grava, eles grudam na história/Como o Homem-Aranha rastejando de cabeça para baixo em uma parede”).
Ele também fez uma breve aparição em uma edição crossover do X-Men Hellfire Gala em 2021 e apareceu na capa variante de uma HQ do Homem-Aranha em 2022.
O novo álbum de Eminem, The Death of Slim Shady (Coup de Grâce), será lançado em 12 de julho. Ouça o segundo single, Tobey, já disponível nas plataformas digitais:
Meio afastado de Hollywood, Tobey Maguire explica por que topou voltar
FONTE: EW
Seja o primeiro a comentar