Entenda o final e as cenas pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa

Augusto Ikeda

Entenda o final e as cenas pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa

ATENÇÃO: spoilers de Homem-Formiga e a Vespa abaixo

Homem-Formiga e a Vespa fez sua estreia nos cinemas na última quinta-feira (5), e como faz parte de mais um filme do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) possui cenas pós-créditos. Duas, na verdade: a primeira quebra um pouco o clima de final feliz do longa, enquanto que a segunda é relativamente simples, mas possui um significado.

Entenda mais a respeito do final e das cenas pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa abaixo.

O final de Homem-Formiga e a Vespa

O final do filme revelou que é possível explorar o Reino Quântico, depois de Janet van Dyne revelar onde estava localizada. Seu resgate só ocorre na parte final, quando Pym vai até esse universo paralelo resgatar a esposa. Uma questão importante é que agora, está evidente que é possível viajar até o Reino Quântico, com os equipamentos corretos.

Ou seja, visitas feitas ao local, em outros filmes, são perfeitamente possíveis a partir de agora. O Reino Quântico, assim, pode se tornar parte importante dos filmes do UCM, especialmente em Capitã Marvel e Vingadores 4, em que teria um papel fundamental, por conta de especulações. Vamos aguardar.

O segundo ponto importante do final de Homem-Formiga e a Vespa é que a Fantasma, que foi a vilã na maior parte do filme, pode se tornar uma aliada.

[irp posts=”58190″ name=”Crítica: mais leve, Homem-Formiga e a Vespa deve agradar aos fãs”]

Descobrimos que Ava Starr sofre de uma forma severa de faseamento quântico devido ao acidente que tirou a vida de seus pais, o que lhe deu seus poderes, mas causam à personagem muitas dores. Mas Janet, logo após retornar do Reino Quântico, usou seus poderes adquiridos no local para curar temporariamente a personagem.

Desta forma, será que ela se tornará uma aliada no futuro? Ela realmente deixou de ser uma vilã? Só o tempo nos dirá.

Outra questão importante a respeito do final da Homem-Formiga e a Vespa tem relação com Hank Pym. Quando o primeiro filme foi anunciado, muitos fãs não gostaram da escolha de Scott Lang para dar vida ao herói, já que o cientista tem uma história rica e conhecida nos quadrinhos.

Ter visto o personagem do ator Michael Douglas se vestindo a caráter para resgatar Janet do Reino Quântico foi, com certeza, uma cena para homenagear toda a história do personagem nos quadrinhos.

Terminando esta parte, podemos dizer que o filme tem um final feliz (até a cena pós-créditos, mas já falaremos a respeito disso). Janet e Hank vão até um local remoto no litoral para viverem em paz.

Além disso, podemos assumir que Scott e Hope voltaram a ser uma casal e estão de dando muito bem. Eles estão assistindo a um filme na companhia de Cassie, e logo descobrimos que eles estão no tamanho miniatura, vendo o longa em um notebook.

As cenas pós-créditos

Agora, vamos falar a respeito das cenas pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa, que quebraram um pouco o clima de final feliz do filme.

A cena de meio de créditos começa com Scott prestes a retornar ao Reino Quântico para obter as partículas necessárias para a cura definitiva da Fantasma, outra prova de que ela pode se tornar uma aliada no futuro.

Scott vai até o local e consegue as partículas necessárias. Mas no momento em que aguardava para retornar, perdeu a comunicação com Hope, Hank e Janet. No início, pensou se tratar de uma brincadeira, mas logo notou que se tratava de algo sério e se desesperou.

Quando a câmera volta para o mundo real, vimos apenas três nuvens de poeira. Sim, Hope, Hank e Janet também se tornaram novas vítimas do estalar de dedos de Thanos no final de Vingadores: Guerra Infinita.

[irp posts=”58158″ name=”Saiba como é a participação de Stan Lee em Homem-Formiga e a Vespa”]

Isso significa que Scott está preso no Reino Quântico. Ele sabe sair do local, mas seu traje não está funcionando corretamente. Será que a Fantasma ou Bill Foster podem tirá-lo de lá, se ainda estão vivos? A Capitã Marvel pode ir a seu resgate (vale lembrar que o Reino Quântico deve aparecer no filme da heroína)? Ele encontrará um forma por conta própria? Ou só conseguirá deixar esse universo paralelo durante o andamento de Vingadores 4?

Em breve, teremos uma resposta.

A segunda cena pós-créditos é mais simples. Ela mostra a casa de Scott, em silêncio absoluto (já imaginamos que se trata dos momentos após o estalo de Thanos). De repente, a formiga que permitiu sua fuga de casa aparece tocando bateria, repetindo a rotina do personagem.

A cena pode não ter um grande impacto e decepcionado alguns fãs, que aguardaram o término dos créditos para assistí-la. Mas no fundo, tem um grande propósito: não fazer o público se esquecer dos horrores causados pelas ações de Thanos em Guerra Infinita. A casa de Scott está em silêncio e é possível ouvir sirenes nas ruas e ver uma transmissão de emergência na televisão.

No entanto, a cena ainda não deixa de ter um tom irônico, justamente por conta da formiga, que continua repetindo a rotina de Scott enquanto ele está preso.

De qualquer forma, devemos ter mais respostas sobre o que aconteceu com Scott em Vingadores 4, ou quem sabe, já em Capitã Marvel.

Fonte: CBR (texto 1 e texto 2)

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Homem-Formiga e a Vespa Lista Listas
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA