Vai ter sequência? Entenda os detalhes do final de Vidro

Augusto Ikeda

Vai ter sequência? Entenda os detalhes do final de Vidro

Vidro, o mais novo filme do diretor M.Night Shyamalan, estreou nos cinemas nesta quinta-feira (17). O filme faz parte de uma trilogia que começou com Corpo Fechado e continuou com Fragmentado. O longa, por incrível que pareça, aborda a temática de super-heróis, misturada com as típicas reviravoltas vistas nos filmes de Shyamalan.

Confira abaixo detalhes do final de Vidro, suas consequências e se existe a possibilidade de uma sequência para o filme.

Atenção: spoilers abaixo.

O que aconteceu em Vidro?

Ainda no início do filme, David Dunn (Bruce Willis) se transformou em super-herói e acabou dando de cara com Kevin Crumb (James McAvoy), o protagonista de Fragmentado, resultando em um breve duelo. No entanto, os dois são capturados e enviados para um hospital psiquiátrico que está sob supervisão da psicóloga Ellie Staple (Sarah Paulson), que afirma e eles que, na verdade, possuem problemas psiquiátricos ao invés de superpoderes.

Com o uso de flashes de luz em Crumb e água em Dunn, Staple diz aos dois que ela pode tratar o problema dos dois, o que até faz o personagem de Bruce Willis realmente imaginar que está louco.

No entanto, o Senhor Vidro também está internado no local desde que foi preso no clímax de Corpo Fechado. Ele está em um estado quase catatônico, mas tudo não passou de um plano dele para continuar a provar para o mundo que super-heróis existem.

[irp posts=”66867″ name=”Entenda a participação de M. Night Shyamalan em Vidro”]

Dunn e Crumb acabam lutando um contra o outro novamente, e é aqui que acontece a primeira reviravolta da história: Ellie Staple chega acompanhada de diversos homens armados e diz que faz parte de uma organização que tem como objetivo prevenir que o mundo descubra a existência de super-heróis.

Nesse meio tempo, David Dunn morre após se afogar em uma poça por conta dos homens de Staple. Crumb decide matar o Senhor Vidro após descobrir que ele foi responsável pelo descarrilamento do trem em Corpo Fechado, já que seu pai morreu no acidente e isso resultou em sua loucura que desenvolveu todas as suas personalidades.

Por fim, Crumb também morre após ser alvejado por diversos tiros dados pelos homens dessa sociedade secreta.

A segunda reviravolta da história acontece no momento em que o público descobre que tudo isso não passava de um plano do Senhor Vidro, que gravou toda a luta entre Dunn e Crumb e disponibilizou a gravação para três pessoas: sua mãe, Casey Cook (que foi sequestrada anteriormente por Crumb) e Joseph Dunn (filho de Adam), que revelaram a verdade para o planeta todo e acreditam que podem existir outros super-heróis espalhados pelo mundo.

E quais são os desdobramentos disso?

O que mais chama a atenção em Vidro não foi nem tanto a existência de super-heróis neste mundo, mas sim esta reviravolta de que existe um grupo que prefere manter a existência deles em segredo. Ele se chama Organização Trevo (a tatuagem de um dos atiradores já é uma prova) e já existe há 10 mil anos, sempre funcionando como aquela sociedade super secreta que é restrita para pouquíssimas pessoas.

Infelizmente, o filme não deu grandes detalhes a respeito desse grupo. Mas uma coisa acabou ficando clara: o objetivo dele não é, exatamente, exterminar super-heróis, mas sim, conseguir controlá-los de alguma forma. Isso explica por que Ellie Staple tentou dizer a David Dunn e Kevin Crumb que, na verdade, eles não tinham superpoderes, mas sim, problemas psiquiátricos. Caso contrário, eles já teriam sido mortos no início de Vidro.

Tanto que o grupo só teve de pegar em armas após a situação sair de controle, após os personagens realmente aceitarem seus poderes e descobrirem que tinham o apoio de seus entes queridos. É, sem dúvidas, um dos temas mais importantes de Vidro.

[irp posts=”66804″ name=”Estreia: Vidro conclui, enfim, saga de Corpo Fechado e Fragmentado”]

Mas com certeza, o que surpreendeu mais ainda o público foi o fato do Senhor Vidro ter orquestrado tudo. Ele sabia que essa seria uma missão suicida, mas parece que mesmo após tanto tempo, ainda estava determinado a mostrar para todos que super-heróis existiam, mesmo que isso custasse sua vida.

Ele conseguiu gravar toda a luta de Dunn e Crumb e disponibilizou a gravação para sua mãe, Casey e Joseph, que logo se tornou viral e fez os planos da Organização Trevo irem por água abaixo.

No fundo, Vidro é um filme em que o personagem que pode ser considerado um vilão vence, e essa vitória é retratada de uma forma positiva. Mas no fundo, ele anda em uma linha tênue entre o bem e o mal, pois é um caso de verdade contra opressão.

Existe chance de uma sequência?

Os três personagens principais de Vidro estão mortos, mas isso não significa que isso impede a produção de uma sequência. O mundo agora está ciente da existência de super-heróis e vários deles devem se revelar e aceitar seus poderes. Enquanto isso, a Organização Trevo está praticamente acabada, ou no, mínimo, terá de desaparecer por um bom tempo dos holofotes.

No entanto, isso é muito difícil de acontecer. O motivo é que M.Night Shyamalan sempre considerou Vidro o final dessa trilogia iniciada com Corpo Fechado e que agora, foca em seus projetos originais que quer ver ganhar vida. Então, essa história deve terminar por aqui, ao menos, para um futuro próximo.

Mas se tratando de Shyamalan, não podemos duvidar de nada. Quem sabe, um dia?

Fonte: Screen Rant e Film School Rejects

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Lista Listas Vidro
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA