8 filmes que ficaram famosos por retratarem epidemias

Augusto Ikeda

8 filmes que ficaram famosos por retratarem epidemias

O mundo está em alerta nos últimos dias com a epidemia do coronavírus. O patógeno, que causa sérios problemas respiratórios, teve inicio na cidade chinesa de Wuhan e já foi confirmado em outros países do mundo. Três casos suspeitos estão em investigação no Brasil até o momento. A preocupação não é besteira, já que o planeta foi vítima de outras epidemias no passado.

Durante o surgimento de novas epidemias, é normal que a população queira compreendê-las melhor, até mesmo como forma de se proteger dessas doenças. Desde que o surto do coronavírus tomou grande proporções, o game Plague Inc, que permite ao jogador simular uma epidemia mundial, voltou a se tornar febre.

Diversos filmes famosos também já retrataram as sérias consequências de epidemias: alguns foram considerados bem realistas, enquanto outros não deixaram de incluir alguns elementos fantasiosos.

Assim, confira 8 filmes famosos que envolvem epidemias.

Contágio

Contágio foi dirigido por Steven Sodenbergh e retrata um vírus que pode ser transmitido de pessoa para pessoa e que afeta o sistema nervoso das vítimas. Diferente de outros filmes semelhantes, que costumam apenas retratar as consequências de uma epidemia, o longa coloca os espectadores do meio do caos que se instaurou entre a população mundial, enquanto uma cura tenta ser descoberta.

O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, uma das referências mundiais no assunto, disse que apesar de pequenos erros, Contágio é bem realista, o que faz do filme uma referência na área.

O filme conta com um elenco de primeira, com a presença de nomes como Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Kate Winslet, Jude Law, Marion Cottilard, Laurence Fishburne e Bryan Cranston.

Contágio pode ser comprado ou alugado no YouTube e Google Play.

Epidemia

Esse é outro filme bastante elogiado por seu realismo e retrata uma epidemia causada por um vírus, baseado no famoso Ebola, que é transmitido a partir de uma macaquinha africana que foi parar ilegalmente nos Estados Unidos.

O longa foi elogiado por também mostrar como os governos podem tomar medidas drásticas e questionáveis para tentar interromper a transmissão de uma doença. Isso sem contar que se inspirou em um dos vírus mais mortais da história.

Epidemia pode ser comprado ou alugado no YouTube e Google Play e está disponível para assinantes da Netflix.

[irp posts=”88718″ name=”Game Plague Inc tem aumento na busca após epidemia do coronavírus”]

Ensaio Sobre a Cegueira

Esse filme ficou famoso no Brasil por ter sido dirigido pelo diretor Fernando Meirelles e ser baseado em um livro do renomado autor português José Saramago, que já venceu o Prêmio Nobel.

O filme retrata uma misteriosa doença, sem revelar a causa, que deixou a população cega. No entanto, uma mulher (interpretada por Julianne Moore) descobre ser imune ao problema, mas ela e seu marido decidem não revelar a verdade para os demais. Ensaio Sobre a Cegueira também retratou, aos poucos, o colapso da sociedade por conta dessa epidemia.

Ensaio Sobre a Cegueira está disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

O Exército do Extermínio

Lançado em 1973, esse é um dos filmes mais antigos que envolvem uma epidemia. Sua história retrata uma arma biológica que atingiu o suprimento de água de uma pequena cidade americana. Aos poucos, seus habitantes começam a morrer ou desenvolvem extremas tendências homicidas.

Para piorar, ao invés de revelar o acontecido para o público, as autoridades decidem acobertar o fato e colocam a cidade em quarentena. Foi algo que gerou um debate: quem era o verdadeiro inimigo? As pessoas que ficaram doentes ou o próprio governo, que criou a doença e ainda quer esconder a verdade?

O Exército do Extermínio, que ganhou um remake em 2010, está disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Extermínio

Extermínio tem como principal patógeno um vírus muito parecido com o que causa a raiva. Ele transforma as pessoas em zumbis e é tão poderoso que as vítimas sucumbem em questão de segundos.

No filme, um jovem que passou 28 dias em coma acorda e encontra Londres totalmente deserta, mas logo é salvo por um grupo de sobreviventes, que contam que a epidemia começou após um grupo de ativistas libertar macacos que estavam em um laboratório.

Extermínio ganhou uma sequência, lançada em 2007, e pode ser comprado ou alugado no YouTube e Google Play.

Guerra Mundial Z

O filme estrelado por Brad Pitt retrata uma epidemia zumbi que também teve início com uma doença semelhante à raiva e logo se espalhou para o planeta. Guerra Mundial Z retratou o personagem do ator, Gerry Lane, tentando proteger sua família enquanto o caos toma conta do planeta.

Guerra Mundial Z pode ser comprado ou alugado no YouTube e Google Play.

Eu Sou a Lenda

Em Eu Sou a Lenda, o vírus do sarampo foi modificado para se tornar uma cura para o câncer, mas logo ficou letal: ele matou 90% da população mundial, fez 9,8% se transformar em seres que são uma mistura de zumbis com vampiros e boa parte das pessoas imunes (apenas 0,2% dos habitantes do planeta) foram mortas pelas criaturas.

O filme, estrelado por Will Smith, retratou a solidão do seu personagem em meio a esse mundo pós-apocalíptico. Suas únicas companhias eram sua cachorra, Sam, alguns manequins e personagens que apareciam em filmes.

Eu Sou a Lenda pode ser comprado ou alugado no YouTube e Google Play e está disponível para assinantes da Netflix.

[irp posts=”88271″ name=”Parasita e mais além: conheça 6 incríveis filmes sul-coreanos”]

Filhos da Esperança

Diferente das outras epidemias da lista, Filhos da Esperança está na lista por um motivo inusitado: um patógeno desconhecido fez a humanidade, na verdade, se tornar infértil. O problema fez a sociedade mundial entrar em colapso com o passar dos anos.

Em 2027, o Reino Unido se tornou uma das poucas nações do mundo que ainda possui um governo, e por conta disso, recebe muitos pedidos de asilo. No entanto, para manter o controle da população, se tornou um estado policial militarizado.

Menção honrosa: Batman Begins

Para terminar, uma menção honrosa: sim, caso não se lembre, Batman Begins, o primeiro filme da trilogia O Cavaleiro das Trevas, quase retratou as consequências de uma epidemia.

Um dos vilões do filme foi o Espantalho, conhecido graças à sua famosa Toxina do Medo. O grande plano do vilão era liberá-la no suprimento de água de Gotham. Para piorar, ele ainda contou com uma ajudinha de Ra’s al Ghul, que roubou um micro-ondas poderoso para evaporar toda a água da cidade e fazer o caos tomar conta da população.

Como sempre, o Batman de Christian Bale conseguiu impedir que os planos dos dois vilões se concretizassem – mas eles quase conseguiram e, durante algum tempo, muita gente na cidade de Gotham ficou completamente surtada.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA