O Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos decidiu que não irá modificar as regras atuais do DMCA (Digital Millennium Copyright Act) para permitir a preservação de jogos em repositórios e arquivos pelo país.
Essa decisão surge após uma luta de três anos da Video Game History Foundation (VGHF), que busca um caminho para preservar jogos que estão em risco de serem perdidos para sempre.
De acordo com a VGHF, cerca de 87% de todos os jogos lançados antes de 2010 são considerados “virtualmente inacessíveis” devido a mudanças tecnológicas, hábitos de consumo, modelos operacionais do varejo e o simples passar do tempo.
Essa situação levanta preocupações sobre a preservação do patrimônio cultural dos jogos.
Muitos jogadores sentem uma forte nostalgia por jogos antigos, o que explica o sucesso de remakes e versões modernas que incorporam elementos de lançamentos passados.
No entanto, a verdadeira nostalgia se encontra no retro gaming, que abrange uma vasta gama de consoles, jogos e periféricos que estão desaparecendo devido à falta de práticas oficiais de preservação.
Enquanto livros, filmes e música são protegidos pela legislação do DMCA, os videogames nunca foram reconhecidos como uma categoria legítima.
Em sua resposta, o Escritório de Direitos Autorais se baseou em comentários da Entertainment Software Association (ESA), afirmando que o pedido da VGHF foi rejeitado porque: “… não propôs um requisito claro para saber quem são os usuários ou por que desejam acessar um jogo.”
A ESA acrescentou que: “Permitir acesso remoto amplo a jogos preservados com supervisão mínima apresentaria um sério risco para um mercado importante.”
A Video Game History Foundation afirmou que não está pronta para desistir de sua missão, embora as regras atuais sejam bastante restritas.
Em um mundo ideal, um repositório digital de jogos arquivados permitiria que os usuários acessassem seus conteúdos por meio de plataformas de emulação.
Contudo, isso levanta questões sobre como monitorar quem está acessando esses jogos e em que condições.
Fonte: Insider Gaming
Seja o primeiro a comentar