Por Felipe Mennucci
Falta pouco para Superman (2025) chegar aos cinemas. O novo longa dirigido por James Gunn marca o início do novo universo cinematográfico da DC Comics, fazendo parte do primeiro capítulo dessa nova etapa, intitulado “Deuses e Monstros”.
Confira abaixo cinco HQs do personagem que valem a pena conferir antes da chegada do filme.
Grandes Astros: Superman
Essa clássica história escrita por Grant Morrison e desenhada por Frank Quitely não faz parte da cronologia oficial do personagem, mas é uma das obras mais aclamadas da história da DC.
Na trama, Superman tem poucos dias de vida pela frente devido ao fato de ter voado literalmente muito perto do sol. O Homem de Aço então passa a realizar sua própria versão dos 12 Trabalhos de Hércules, que nada mais são do que um conjunto de diversos feitos que ele deve realizar para deixar o mundo melhor antes de morrer.
Em 12 edições, a série apresenta uma releitura atemporal e profunda do mito do Superman, abordando os principais elementos do personagem de maneira poética, simbólica e emocionalmente poderosa. É uma série que resgata muito da ideia do Superman como um símbolo de esperança.
Superman: As Quatro Estações
Trata-se basicamente de uma história que acompanha as origens do herói, desde sua infância em Smallville até sua chegada em Metrópolis. A obra é dividida em quatro capítulos, cada um representado por uma estação do ano (primavera, verão, outono e inverno) que simbolizam as diversas fases na vida e no desenvolvimento de Clark Kent.
A primavera representa o nascimento e despertar do protagonista, que descobre seus poderes e decide ir para Metrópolis. O verão representa a plenitude de Clark Kent, quando ele se torna o principal protetor de Metrópolis.
O outono simboliza a queda do herói, à medida em que ele passa a enfrentar seus primeiros antagonistas e percebe que apenas ser bom não é o bastante para salvar o mundo. Já o inverno simboliza a introspecção e amadurecimento do Superman, retratando sua solidão e conflitos internos.
O foco do enredo é muito mais no aspecto emocional e humano do que na ação. A arte nostálgica de Tim Sale combina perfeitamente com o tom da história, e por si só já vale o preço do quadrinho.
Superman: O Que Aconteceu Ao Homem de Aço?
A história é narrada por Louis Lane e mostra os últimos dias do Superman e o fim de sua carreira como herói. Na trama, vilões que antes eram considerados de menor importância transformam-se em ameaças mortais, o que leva a uma batalha na Fortaleza da Solidão, que envolve vários aliados e inimigos do Superman.
Similar à All Star Superman, os eventos de O Que Aconteceu Ao Homem de Aço? não são canônicos, mas a história é considerada uma das melhores na trajetória do herói, e encerrou com perfeição a mitologia do personagem na Era de Prata dos quadrinhos.
Reino do Amanhã
A história se passa em um futuro distópico, onde uma nova e violenta geração de heróis substituiu os personagens clássicos do Universo DC. Esses novos vigilantes não são respeitados pela sociedade, e o papel dos super-heróis no mundo passa a ser questionado.
Após anos em uma espécie de exílio, um Superman envelhecido junta-se à Mulher-Maravilha para reunir a antiga Liga da Justiça e para combater essa nova geração de vigilantes. Porém, não demora para que diversos conflitos internos surjam entre os heróis da velha guarda.
Com roteiro de Mark Waid e desenhos de Alex Ross, a obra aborda temas como o conflito entre as diferentes gerações de defensores da Terra, e a capacidade dos heróis para inspirar e liderar a sociedade.
Superman: Entre a Foice e o Martelo
O conceito é simples, porém abre a porta para uma série de possibilidades. Aqui, Superman é um símbolo do comunismo e um campeão dos ideais marxistas. Em vez do estilo de vida americano, ele agora defende o internacionalismo socialista.
A história mostra um Superman que, apesar das boas intenções, vai aos poucos se transformando numa figura autoritária e inflexível. Temas como utopias e livre-arbítrio são centrais para a obra.
Também vale destacar que outros personagens importantes como Lex Luthor e Louis Lane também ganham novas versões. Aqui os dois são casados, e Luthor é um cientista norte-americano. Porém, Luthor mantém-se como o principal antagonista do Superman.
Superman (2025) estreia no Brasil em 11 de julho de 2025.
Seja o primeiro a comentar