por Eron “RonyyY” Barbosa
Algo inusitado aconteceu no FGC (Fighting Games Community) na noite da quarta-feira (23), e não foi boa para o Brasil e outros países falantes da língua portuguesa, espanhola e francesa.
A EVO soltou no X uma nota sobre a abertura de aplicações de co-streams durante o evento, que resumindo, era um formulário para criadores de conteúdos que desejavam fazer as próprias lives assistindo ao show e juntando as próprias comunidades.

Imagem: Reprodução/X/Evo
Esse tipo de evento acontece durante anos, e considerando que a EVO é o maior evento de jogos de luta do mundo, o evento era esperado para a união e confraternização de todas as áreas do FGC. Mas tinha um porém neste formulário.
Existia um alerta sobre não existir a aprovação de co-stream nas línguas citadas anteriormente, ou seja, o Brasil e outros países ficariam impossibilitados de fazer esse ritual anual, e pelas regras da EVO, o descumprimento era intolerável.
Isso criou um alvoroço gigantesco não só no Brasil, mas novamente, em outros países falantes do espanhol, francês e o português. Todo esse pessoal só ficou esperando pelo evento e, óbvio, se revoltou com esse balde de água fria.
O anúncio da necessidade de uma autorização para co-stream veio tarde, com atualmente faltando menos de uma semana para o início da EVO 2025 em Las Vegas.
A Warner Play também fez um anúncio do X, dizendo que a parceria com o evento permitiu a liberação do co-stream deles no Brasil, o que é bom para os brasileiros acompanharem o evento de alguma fonte oficial e na nossa língua, mas não ia ser o evento inteiro – existem comunidades menores dentro da FGC, e diversas lives acontecendo simultaneamente dentro dos dias 1 e 3 de Agosto, ou seja, parte dessa comunidade não ia ser capaz de se juntar e fazer parte do evento online.
Mas é ai que o a página vira – desta parceria da Warner Play junto dos organizadores da EVO, somando com o descontentamento da comunidade de jogos de luta, a EVO voltou na palavra e fez um esforço. Agora, por outro formulário organizado pela Warner Play, é possível conseguir a permissão para co-stream na língua portuguesa.
Da mesma forma que reclamar do Sonic feio lá no primeiro filme, é possível, sim, mudar as coisas usando a voz.
A EVO 2025 vai acontecer nos dias 1 e 3 de agosto, e você pode assistir o evento por diversas formas e plataformas, desde a página oficial da EVO pela Twitch, ou as diversas co-streams que irão acontecer.
Seja o primeiro a comentar