O mercado de games é um dos mais consolidados do mundo, movimentando uma grande quantidade de recursos e atraindo empresas de diversos outros setores.
Algumas das maiores lives de streaming do mundo e grandes sites de apostas esportivas, por exemplo, estão cobrindo todos os grandes eventos de esportes eletrônicos, o que mostra o quanto o setor de games tem crescido nos últimos anos.
Dentro desse cenário, um gênero de jogo é bastante relevante em termos de popularidade: os games de futebol.
Muitos games de esportes já foram desenvolvidos ao longo dos anos, para diversos consoles diferentes. Evidentemente, o futebol se destaca dentro desse segmento: games como eFootball e FIFA são jogados por uma enorme quantidade de pessoas mundo afora, sendo responsáveis por criar uma forte comunidade ao redor deles.
Qual a história dos games de futebol? Nesse texto, vamos passear um pouco sobre os episódios importantes que foram fundamentais para a criação desse gênero tão popular.
Anos 70 e 80: os primeiros passos
Os primeiros jogos de futebol digital foram criados na década de 1970. O primeiro jogo do gênero que conhecemos foi feito para um console chamado Magnavox Odyssey, que foi lançado em 1972.
O jogo era muito básico e usava linhas simples e formas geométricas para representar os jogadores e a bola. Os jogadores controlavam os jogadores movendo-os ao redor da tela com um controle analógico.
A gigante Atari também entrou nesse mercado quando lançou, em 1982, Pele’s Soccer para o Atari 2600, um jogo que apresentava um jogador de futebol de renome mundial, Pelé, na capa.
O jogo era relativamente simples, mas permitia que os jogadores escolhessem sua formação e controlassem a ação no campo.
A simplicidade dos jogos de futebol feitos nessa época não tiravam, de forma alguma, a diversão que eles podiam proporcionar.
Vale lembrar que o esporte já era extremamente popular, mas desenvolver um jogo de futebol era muito complexo, principalmente na época. Portanto, muitos desses games acabavam por reaproveitar mecânicas de lançamentos antigos. Algo que mudaria drasticamente já nos anos 90.
Anos 90 e a revolução gráfica dos games de futebol
A chegada dos anos 90 trouxe uma mudança gráfica fantástica em relação aos consoles das gerações passadas. Foi nessa década que os games de futebol começaram a se tornar mais realistas e a apresentar jogabilidade mais complexa.
O lançamento de games como Sensible Soccer e Kick Off 2 foi muito marcante para os jogadores da época. Além dos gráficos muito bonitos, eles tinham mecânicas totalmente inovadoras que permitiam com que os jogadores escolhessem entre uma variedade de jogadas e dribles.
No entanto, foi o lançamento do FIFA International Soccer (Eletronic Arts) em 1993 que mudou a cena para sempre.
O produto foi um marco na indústria de jogos de futebol por apresentar times e jogadores reais licenciados. Isso permitiu que os jogadores jogassem com seus times favoritos e atletas famosos pela primeira vez em um game de futebol.
No final dos anos 90, entretanto, o FIFA conheceria seu grande concorrente, o Winning Eleven, ou Pro Evolution Soccer – como era conhecido no Ocidente – da empresa Konami, hoje focada em pachinkos que podem ser encontrados entre os melhores slots NetBet.
A série trouxe inúmeras inovações na jogabilidade e conseguiu tomar a dianteira do mercado internacional ainda antes dos anos 2000.
Os anos 2000 e o duelo PES x FIFA
O duelo entre Pro Evolution Soccer (PES) e FIFA começou a esquentar nos anos 2000 e continua até hoje. Ambos os jogos se tornaram muito populares e a competição entre eles tem sido intensa.
Com a chegada do PlayStation 2, o PES se consolidou no mercado como a principal opção de jogo de futebol, sobretudo no mercado ocidental.
Os jogos possuíam equipes e jogadores licenciados, além de uma gameplay fluida e bastante diversificada, permitindo com que os jogadores conseguissem executar uma infinidade de jogadas com grande precisão.
Entretanto, a EA não largou a sua franquia, muito pelo contrário. A desenvolvedora americana passou a fazer cada vez mais investimentos em melhorias do seu jogo, com a intenção de recuperar o espaço perdido.
O esforço da empresa foi recompensado ainda durante a era do PlayStation 3, quando o FIFA voltou a ser o jogo de futebol mais jogado do mundo.
Esse panorama se mantém até hoje. A queda na qualidade dos jogos da Konami é um ponto que foi sentido por todos os fãs da franquia.
Após esses anos tentando correr atrás do FIFA, a Konami decidiu mudar o nome do jogo para eFootball em 2020, focando totalmente no modo multiplayer online. A tentativa, apesar de não ser mal sucedida, também não foi suficiente para conseguir voltar o game aos patamares de outrora.
Games de futebol hoje
Entre polêmicas e negociações comerciais complexas, a FIFA e a EA divulgaram oficialmente o rompimento de sua parceria.
Mas nem tudo é uma grande perda, pois a EA já deu sinal de uma virada positiva, inclusive visando incluir uma gama elevada de clubes nacionais em seu repertório, conforme divulgado no site do Globo Esporte.
Atualmente, apenas os clubes presentes na Libertadores e na Copa Sul-Americana aparecem no FIFA 23. Isso graças a um acordo firmado entre EA Sports e Conmebol.
Dentre as equipes dessas competições, apenas os jogadores de times brasileiros não aparecem com nomes e faces reais dentro do jogo de futebol virtual.
Além dessa mudança, EA Sports FC deve ser o novo título da série da empresa. eFootball, todavia, continua a ser atualizado todos os anos com aprimoramentos e foco no online.
Seja o primeiro a comentar