A série de Obi-Wan Kenobi não foi o maior dos êxitos comerciais de Star Wars nos últimos anos, e também não fez tanto sucesso com a crítica, mas há quem ainda defenda uma segunda temporada. Trata-se “apenas” do protagonista, Ewan McGregor, que interpreta o mestre Jedi desde a trilogia de filmes prequels da saga.
Em participação na Fan Expo Chicago 2025, o ator admitiu que esperava que a série fosse diferente. McGregor disse que aceitou retornar ao acreditar que a produção seria o grande título de Star Wars na TV, mas The Mandalorian acabou sendo o carro-chefe dessa fase. Ele contou:
Eles trouxeram o Disney+ e queriam um grande estouro, e eu pensei que era isso que seríamos e então, pouco antes de fazermos, The Mandalorian saiu. Eu pensei: ‘espere um minuto, eu pensei que nós deveríamos ser o estouro’. Eu pensei: ‘espere aí, o que é isso, o que está acontecendo aqui?’ Mas parecia haver espaço para todos nós.
Mesmo admitindo os problemas da série, Ewan mandou um recado para a Disney, se colocando como totalmente disponível para voltar a viver Obi-Wan em uma segunda temporada. O ator declarou:
Alguém me dê um emprego! Vamos lá, Disney. Nós precisamos de uma segunda temporada, pelo amor de Deus. O que estamos esperando?
Mudança de rumos
Obi-Wan Kenobi, a série, é fruto de um período pós-A Ascensão Skywalker, em que toda a saga Star Wars se voltou para a TV. O motivo disso envolve o fracasso do episódio 9 nos cinemas e alta exposição que os filmes estavam recebendo nos últimos anos, o que poderia gerar uma saturação.
Foi nessa empreitada que surgiram títulos como The Mandalorian, Ahsoka, Andor, O Livro de Boba Fett, The Acolyte e a própria Obi-Wan Kenobi. Mas os tempos mudaram de novo: após anos sem lançar nada nos cinemas, Star Wars começou a retomar o formato. O melhor exemplo disso é a quarta temporada de The Mandalorian, que se tornou um filme fechando a saga, programado para 2026, entre outros projetos em andamento.
Com isso, as séries devem ser deixadas mais de lado, enquanto os filmes voltaram a ser prioridade. Sendo assim, se Ewan McGregor tiver alguma chance de retorno, deve ser em um novo filme de Obi-Wan – a própria série, inicialmente, seria um longa, mas os planos foram alterados.
A vida do personagem está quase totalmente coberta pelos filmes e séries, mas sempre há novas ideias. Quem acompanhou o título provavelmente se lembra do final, quando Obi-Wan encontra o fantasma da Força de seu mestre, Qui-Gon Jinn (Liam Neeson). Fãs da dupla da saga prequel adorariam ver o treinamento a qual ele foi submetido, e que teve impacto na trilogia clássica.
Seja o primeiro a comentar