Shawn Layden, ex-presidente da PlayStation , fez um alerta importante durante sua participação na Gamescom Asia. Segundo ele, a indústria de jogos eletrônicos está enfrentando um “colapso da criatividade”. O argumento de que a dependência excessiva de grandes sucessos comerciais pode colocar o setor em perigo.
Em uma conversa ao lado de Gordon Van Dyke, cofundador do Raw Fury, Layden destacou que, no passado, o principal foco dos desenvolvedores era saber se o jogo era divertido . No entanto, a situação mudou bastante. “Hoje, os custos para desenvolver um jogo AAA estão na casa dos milhões de três dígitos. Acho que, naturalmente, a tolerância ao risco diminui. Por isso, vemos sequências e imitações, porque os analistas financeiros acreditam que, se Fortnite teve tanto sucesso, um jogo similar pode seguir o mesmo caminho”, afirmou Layden.
O ex-chefe da PlayStation aponta que esse cenário está prejudicando a inovação, com altos custos de produção limitando a liberdade criativa dos estúdios. Ele lamenta o desaparecimento dos desenvolvedores AA, classificando isso como “uma ameaça ao ecossistema”. Segundo ele, é necessário mais espaço para menores jogos, que sejam mais ousados e criativos. “Se continuarmos a depender apenas de blockbusters, corremos o risco de uma sentença de morte para a indústria.”
Layden também ressaltou a importância de colocar a criatividade em primeiro lugar no desenvolvimento de jogos. Para ele, o foco inicial não deve estar em estratégias de monetização, mas sim não com propósito de jogo. “Se você me apresentar um projeto e, nas duas primeiras páginas, aparecer monetização, receita e esquema de assinatura, eu desisto. “A primeira página tem que dizer: ‘Este jogo precisa ser feito, e aqui está o porquê.'”
Com uma vasta experiência no setor, Layden trabalhou para a Sony Interactive Entertainment desde 1987, assumindo o cargo de presidente da SIE Worldwide Studios em 2014, onde ficou até 2019. Atualmente, ele atua como consultor estratégico para a gigante Tencent .
Essas declarações de Layden levantam um ponto crucial para o futuro da indústria de jogos, à medida que o equilíbrio entre criatividade e monetização continua a ser um desafio constante.
Fonte: O Vício
Seja o primeiro a comentar