Os seriados americanos estão cada vez mais ganhando espaço na televisão aberta brasileira. The Walking Dead é exibida pela Bandeirantes e Arrow pela SBT, além de Breaking Bad, transmitida pela Record – isso sem contar a Globo, que tem investido bastante nesse mercado. E os índices de audiência mostram que esta estratégia está dando certo.
Flash é uma das séries que está fazendo mais sucesso na principal emissora do país. No último dia 5, o seriado chegou a marca de 9 pontos de audiência, 10 de pico e 33% de televisores ligados simultaneamente, no horário da 1 da manhã. Para efeito de comparação, o SBT registrou 3 pontos, Record 2 pontos, Band 1 ponto e 0 para a RedeTV!.
Os números são tão bons que Flash bateu em audiência a última edição do Programa do Jô, que ficou entre 8,4 e 8,6 pontos.
E é possível que estes números melhorem ainda mais. O motivo é que Flash deve começar mais cedo, como na última terça-feira, em que foi exibida a partir de 0h15, logo após o final do Jornal da Globo.
Segunda temporada a caminho
No momento, a Globo optou por exibir novamente a primeira temporada do show. Mas a grande novidade é que a emissora irá emendá-la com a segunda, que até então está inédita na televisão aberta brasileira.
Os episódios da segunda temporada devem ser exibidos entre 4 de janeiro e 3 de fevereiro de 2017.
E como é medida a audiência da TV?
O sistema de medição de audiência na televisão brasileira possui três diferentes métodos de avaliação. O principal deles é uma espécie de controle em tempo real, que indica minuto a minuto as variações na audiência, que são transmitidas instantaneamente para as emissoras.
Esses níveis são medidos na grande São Paulo, em apenas 750 casas, ou 0,002% dos domicílios brasileiros. O que faz esse sistema dar certo, mesmo com um número ínfimo de casas avaliadas, é selecionar bem as residências avaliadas, levando em conta os parâmetros socioeconômicos que refletem a composição da sociedade brasileira.
Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda
Seja o primeiro a comentar