Facebook pode fazer como Instagram e ocultar número de curtidas

Augusto Ikeda

Facebook pode fazer como Instagram e ocultar número de curtidas

Há algum tempo, o Instagram está escondendo o número exato de curtidas dos seus usuários. Agora, a mesma medida pode ser tomada para o Facebook, de acordo com o site TechCrunch.

A ideia por trás desta medida é evitar que usuários evitem comparações destrutivas com outros e até mesmo apaguem publicações por conta disso. Além disso, a empresa busca fazer com que os internautas não se sintam inadequados caso suas postagens não alcancem um certo número de curtidas ou compartilhamentos.

Um especialista em engenharia reversa já teria descoberto um protótipo do Facebook para Android com essa novidade. O Facebook confirmou para o TechCrunch que deve realmente testar esconder o número exato de curtidas das postagens de seus usuários, mas não informou quando o período de testes deve começar.

[irp posts=”76522″ name=”Como ganhar o selo de superfã do Ei Nerd no Facebook?”]

Confira o protótipo na imagem abaixo. Note que nesta versão, as curtidas aparecem no formato “nome de um usuário e outros”, sem, de fato, informar o número exato de curtidas – algo semelhante ao que já aconteceu no Instagram.

Caso o Facebook realmente acabe implantando essa novidade pra valer, podemos esperar algo semelhante com o que já foi feito com o Instagram: apenas o usuário responsável pela postagem consegue ver o número exato de curtidas, que fica escondido para as demais pessoas.

Instagram ocultou curtidas

Em julho deste ano, o Instagram começou a ocultar as curtidas nas publicações. Apenas o dono do perfil sabe quantos likes sua postagem obteve.

Em nota oficial, o Instagram explicou que a proposta é que “os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”.

“Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias”, complementou a empresa, em comunicado.

Na conferência F8, de desenvolvedores do Facebook, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, também anunciou outros recursos e medidas para deixar o ambiente no Instagram mais “saudável”. Um deles é um aviso para o usuário está prestes a postar algo que possa magoar a pessoa que está lendo.

Um outro será um “modo ausente”, que reduz o número de notificações e que encoraja a passar menos tempo no app.

Uma terceira ferramenta permite que o dono de uma conta determine o nível de interação que certos usuários poderão ter – eles poderiam, por exemplo, curtir mas não comentar os posts.

VEJA MAIS Facebook Instagram
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA