O Facebook começou a testar novas ferramentas na Índia, que impedem que alguém pegue a sua foto de perfil para fazer uso próprio. Para quem mora no país, é possível ver uma opção para ativar a “guarda de imagem de perfil”, quando a pessoa visitar a sua linha do tempo.
Quando o usuário ativar a medida, outras pessoas não podem mais salvar a foto ou até mesmo usar ferramentas de captura de tela em dispositivos Android. Pessoas que não estão na sua lista de amigos não poderão marcar ninguém em sua foto de perfil, independentemente das suas configurações de privacidade na rede social.
Para deixar a situação mais clara, o Facebook exibirá uma borda azul e um escudo em volta da sua imagem para indicar que ela está protegida. A empresa também parece ter se associado com ilustradores indianos para criar adesivos de textos que podem ser usados como uma camada por cima da imagem, já que pessoas são menos propensas a copiar imagens que possuem padrões.
A rede social preparou o recurso experimental depois de descobrir pelas organizações de segurança que algumas mulheres no país não se sentem confortáveis compartilhando uma imagem que pode ser vista pelos 2 bilhões de usuários do Facebook.
Elas aparentemente estão preocupadas com o que poderia acontecer com a foto delas, o que certamente é uma preocupação válida. Muitos sites de relacionamento e usuários inescrupulosos roubam fotos de redes sociais.
Existem diversos álbuns criados com imagens de mulheres aleatórias encontradas na internet, assim como existem perfis falsos na própria rede social que usam imagens de seus usuários.
Como todos esses problemas podem acontecer com qualquer pessoa em qualquer lugar, o Facebook está considerando tornar a funcionalidade disponível em todo o mundo. No anúncio da rede social de hoje, o site disse que “esperamos [expandir a função] para outros países em breve”.
Seja o primeiro a comentar