Há algum tempo, o Instagram está escondendo o número exato de curtidas dos seus usuários. Agora, a mesma medida está para ser tomada para o Facebook. Nesta sexta-feira (27), a empresa anunciou oficialmente que já está ocultando o número de likes nas publicações de usuários da Austrália.
Os usuários australianos já não conseguem ver o número de curtidas de uma postagem, com exceção do responsável pela publicação. Também não é mostrada a quantidade de vezes que um vídeo foi reproduzido na rede social.
A medida ainda está funcionando de forma experimental. Caso responda com os resultados desejados, a ação poderá ser aplicada em escala mundial. “Não queremos que os usuários do Facebook se sintam competitivos. É um teste para estudar como as pessoas reagem a este novo formato”, explicou a rede social em um comunicado.
A ideia por trás desta medida é evitar que usuários evitem comparações destrutivas com outros e até mesmo apaguem publicações por conta disso. Além disso, a empresa busca fazer com que os internautas não se sintam inadequados caso suas postagens não alcancem um certo número de curtidas ou compartilhamentos.
Caso o Facebook realmente acabe implantando essa novidade pra valer, podemos esperar algo semelhante com o que já foi feito com o Instagram: apenas o usuário responsável pela postagem consegue ver o número exato de curtidas, que fica escondido para as demais pessoas.
Instagram ocultou curtidas
Em julho deste ano, o Instagram começou a ocultar as curtidas nas publicações. Apenas o dono do perfil sabe quantos likes sua postagem obteve.
Em nota oficial, o Instagram explicou que a proposta é que “os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”.
“Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias”, complementou a empresa, em comunicado.
Na conferência F8, de desenvolvedores do Facebook, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, também anunciou outros recursos e medidas para deixar o ambiente no Instagram mais “saudável””. Um deles é um aviso para o usuário que está prestes a postar algo que possa magoar a pessoa que está lendo.
Um outro será um “modo ausente”, que reduz o número de notificações e que encoraja a passar menos tempo no app.
Uma terceira ferramenta permite que o dono de uma conta determine o nível de interação que certos usuários poderão ter – eles poderiam, por exemplo, curtir mas não comentar os posts.
[irp posts=”80507″ name=”Celulares de mais de 400 milhões de contas do Facebook são expostos”]
Seja o primeiro a comentar