Uma senhora de 87 anos utilizou tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para se comunicar com amigos e familiares durante o próprio funeral. Ela morreu em junho deste ano.
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!
Mais atualizada com a tecnologia do que muita gente, Marina H. Smith surgiu em vídeo na cerimônia por meio de uma reprodução holográfica.
Com um breve discurso sobre sua vida e até respostas às perguntas dos enlutados, a senhora conseguiu criar uma ilusão de diálogo em tempo real ainda durante o velório.
Devido ao recurso de IA, Marina aparecia analisando as perguntas com calma em uma vídeo-chamada – assim como aconteceria se estivesse viva.
“Eu poderia dizer no meu funeral que estou tão feliz por ter conhecido tantas pessoas boas que influenciaram minha vida”, explicava Marina em seu vídeo. “[Mas] meu trabalho aqui está concluído e há um reino mais alto para ir”.
A Sra. Smith foi uma das principais ativistas pela conscientização sobre o Holocausto, o maior genocídio do século XX.
Sobre a Inteligência Artificial
A tecnologia utilizada por Marina foi desenvolvida pela empresa StoryFile, que visa preservar as memórias dos sobreviventes ao assassinato massivo de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Ainda em vida, a senhora teria gravado diversos vídeos respondendo inúmeras perguntas. Desta forma, os clipes e os dados foram compilados em um software para criar a videoconferência.
O presidente-executivo e cofundador da StoryFile é o próprio filho de Marina, Stephen Smith. Para ele, “os enlutados podem obter uma versão mais livre e verdadeira de seu ente querido perdido”.
Vale ressaltar que a proposta de Marina já não é tão novidade assim. A Amazon também está atualizando os comandos da Alexa para imitar a voz de pessoas mortas com o auxilio da IA.
Apesar da ideia ser surpreendente e um resgate de memórias afetivas, alguns acreditam que a tecnologia é um desrespeito com o falecido.
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!
Seja o primeiro a comentar