Por André Luiz Fernandes
Pouco antes de fazer sua estreia no MCU, o Quarteto Fantástico recebeu uma discreta “citação” em uma cena pós créditos do filme Thunderbolts. Nela, a equipe, agora chamada de Novos Vingadores, percebe que se aproxima da Terra uma nave com o número 4 desenhado, o famoso logo da Primeira Família.
Acontece que Matt Shakman, diretor de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, não foi consultado antes de esse “link” ser construído. Falando ao CinemaBlend, o cineasta revelou que a ideia do outro longa surgiu em um “timing” diferente do trabalho no filme do Quarteto Fantástico, então não houve comunicação. Shakman disse:
“Não, não, não, porque a cena pós-créditos de Thunderbolts* também foi criada relativamente no fim do meu processo também. Então não era algo que eu estava familiarizado, porque não foi criado no tempo em que eu estava trabalhando no meu roteiro, sabe.”
A forma com que a Marvel conecta seus filmes para formar o MCU é um tanto confusa, mas tem dado certo. Segundo Kevin Feige, durante a divulgação de Primeiros Passos, o segredo é trabalhar com roteiros bastante maleáveis, por vezes incompletos, durante as filmagens, o que permite encaixes e pequenas mudanças. Matt Shakman também comentou sua visão sobre o método:
Eu costumo usar a metáfora de que é como uma corrida de revezamento, certo? Você passa o bastão, você corre a sua parte o mais rápido e forte que puder, faz o melhor que puder com sua versão do Quarteto Fantástico – a Terra-828, este mundo – e então você passa o bastão, nesse caso, para os Irmãos Russo.
Os irmãos Anthony e Joe Russo, diretores de Vingadores: Destino, chegaram a dirigir uma das cenas pós-créditos de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos. A metáfora do revezamento de Shakman faz sentido, mas por vezes o bastão cai da mão do atleta, como parece ter acontecido em relação ao pós-créditos de Thunderbolts. Por enquanto, nada que comprometa a corrida no geral – o MCU.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos está em cartaz nos cinemas. Matt Shakman dirige o elenco que conta com Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Joseph Quinn, Ebon Moss-Bachrach, Julia Garner, Ralph Ineson e outros.
Seja o primeiro a comentar