A artista brasileira Fernanda Del Fiol se surpreendeu ao ver sua arte do ogro mais amado no mundo no teaser oficial de Shrek 5, lançado recentemente pela DreamWorks.
O detalhe curioso — e polêmico — é que a ilustração foi usada sem autorização oficial da criadora.
Em tom descontraído e indignado, Fernanda comentou o caso no X (antigo Twitter), revelando que a DreamWorks chegou a enviar um e-mail solicitando permissão, mas a mensagem acabou indo parar na caixa de spam.
Mesmo sem resposta e sem a autorização formal da artista, o estúdio usou a imagem. “Pagaram nada, tô esperando o pix da DreamWorks. Num me deram nem um boneco, sigo pobretona”, brincou a artista em respostas ao post, que já viralizou.
Veja:
E a fanart do shrek que eu fiz, que foi parar no trailer de divulgação do novo filme https://t.co/PJPbBjkR0y
— Fernanda (@fernandadelfiol) February 28, 2025
O caso rapidamente ganhou repercussão, com internautas divididos sobre quem estaria certo na situação.
Enquanto alguns defenderam Fernanda e cobraram reconhecimento e pagamento pelo trabalho, outros apontaram que Shrek é uma propriedade intelectual da própria DreamWorks — ou seja, a arte, mesmo sendo feita por fã, tecnicamente já usava um personagem sem autorização prévia.
“Uai, o personagem é da empresa que ela também usou sem permissão”, comentou um usuário, resumindo a confusão jurídica e ética envolvida.
Kkkkk uai o personagem é da empresa que ela também usou sem permissão.
— Will (@Will_memes03) February 28, 2025
Apesar de muitos destacarem que legalmente a DreamWorks poderia usar a imagem por se tratar de um personagem de sua propriedade, há quem defenda que o “bom senso” deveria prevalecer.
Afinal, mesmo sem obrigação legal, o estúdio poderia ter reconhecido o talento da artista e feito algum tipo de compensação financeira ou ao menos simbólica.
“A imagem do Shrek é deles e eles podem usar mesmo sem pagar o artista. MAS LÓGICO que vai do SENSO e o senso correto seria uma valorização do trabalho do artista”, comentou outro usuário.
https://twitter.com/nate_obones/status/1895504392327229542
O episódio reacende debates sobre os limites da fanart, direitos autorais e a valorização de artistas independentes na era digital.
Enquanto isso, Fernanda segue aguardando o famoso “pix” — ou pelo menos um bonequinho do Shrek para chamar de seu.
Mesma vibe kkkkkkkkkkkkkkkkkkk pic.twitter.com/hrNSIIohCq
— 𝐒𝐮𝐩𝐞𝐫 𝐏𝐢𝐧𝐠𝐮𝐢𝐦 (@pinguim_dcg) February 28, 2025
Fonte: X





Seja o primeiro a comentar