O que podemos esperar da Fase 4 do Universo Marvel? Confira uma análise

Augusto Ikeda

O que podemos esperar da Fase 4 do Universo Marvel? Confira uma análise

Após algum tempo de especulações, enfim descobrimos os filmes que serão parte da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O anúncio foi feito durante a edição 2019 da San Diego Comic-Con e já revelou alguns indícios e pistas do que estar por vir na grande franquia dos cinemas.

Desta forma, confira abaixo o que podemos esperar da Fase 4 do UCM a partir dos anúncios feitos durante a Comic-Con

Nada de Vingadores ou um filme de equipe

vingadores: ultimato

Com certeza, o fator que mais chamou a atenção nos anúncios da Fase 4 do UCM foi a ausência de um filme dos Vingadores ou de qualquer equipe composta pelos personagens da franquia. No entanto, podemos levantar possíveis explicações.

Durante a Comic-Con, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, disse que a Fase 4 se trata de uma espécie de recomeço para a franquia. E como os Vingadores foram o grande nome das fases anteriores, faz sentido imaginar que a empresa os deixou de fora justamente para passar essa ideia para o público de que algo novo está vindo pela frente.

E isso irá impactar a história da franquia. Afinal, Homem-Aranha: Longe de Casa deu a entender que a equipe não existe mais. Assim, não espere tão cedo uma resposta sobre o que aconteceu com os Vingadores. Mas quem sabe, algumas pistas não podem ser dadas nos títulos anunciados durante a Comic-Con.

[irp posts=”77018″ name=”O que está na Fase 4 e o que deve estar na Fase 5 do Universo Marvel”]

E como dito no subtítulo, a Marvel também não anunciou nenhum outro filme de equipe com seus personagens. Podemos supor que todo o processo de produção de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato deve ter sido muito desgastante para todos, por mais que os dois filmes tenham arrecadado quase US$ 5 bilhões em bilheteria juntos. 

Desta forma, Disney e Marvel também devem ter optado por essa escolha como forma de dar um tempo em títulos grandes e ambiciosos.

Mas os filmes anunciados devem dar conta do recado

Ainda assim, não existe motivo para ficar desanimado com a ausência dos Vingadores. Afinal, os cinco filmes anunciados durante a Comic-Con também devem se tornar um grande sucesso, já que cada título tem seus peculiaridades que devem chamar a atenção dos fãs

Viúva Negra será o grande filme solo da heroína que os fãs solicitavam há tempos, sem contar que, enfim, ele pode nos tirar algumas dúvidas a respeito das origens de Natasha Romanoff, sem falar que se tratará de uma espécie de despedida da personagem, que morreu em Ultimato. Os Eternos se passará nos primórdios do universo, terá personagens inéditos e pode responder perguntas das fases anteriores, especialmente a criação das Joias do Infinito.

Já Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis terá como temática artes marciais, algo que também é inédito dentro do UCM, sem contar que será estrelado por atores asiáticos, o que deve chamar a atenção do público que mora nesta parte do mundo. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, conforme anunciado pelo diretor Scott Derrickson, será o primeiro filme de terror da franquia, outro chamativo muito interessante para os fãs.

Para terminar, Thor: Amor e Trovão introduzirá uma versão feminina do Thor, o que marcará o retorno de Jane Foster nos filmes do herói. Vale lembrar que isso já aconteceu anteriormente nos quadrinhos e com certeza, será o grande atrativo do quarto filme do Deus do Trovão dentro da franquia.

E as séries, agora, serão parte importante do UCM

Um ponto que os fãs do UCM sempre questionaram foi o seguinte: afinal, por que as séries da franquia não tem praticamente relação alguma com seus filmes? Sim, um detalhe ou outro sempre teve algum reflexo no lado televisivo do negócio, mas parou por aí. Nada de interação entre seus personagens, por exemplo, algo que os fãs sempre desejaram ver.

No entanto, isso deve mudar a partir de agora. Durante a Comic-Con, a Marvel anunciou as séries que serão lançadas na Disney+ são parte da Fase 4 do UCM. Desta forma, será preciso acompanhá-las para que você fique atento com o desenrolar da franquia. 

Inclusive, já até foi anunciado que a série WandaVision, protagonizada pela Feiticeira Escarlate e o Visão, influenciará o enredo de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, e que a personagem vivida por Elizabeth Olsen estará na nova aventura do herói no UCM.

E espere o mesmo para as demais séries anunciadas. Por exemplo, O Falcão e o Soldado Invernal começa justamente após os eventos de Vingadores: Ultimato e Sam Wilson já deverá ter se transformado no novo Capitão América. Loki mostrará o que aconteceu com o Deus da Trapaça após ele fugir com o Tesseract durante a viagem no tempo de Ultimato. E em Gavião Arqueiro, veremos o herói treinando Kate Bishop, sua sucessora. 

E com certeza, a história de cada um desses títulos pode influenciar algo dentro dos filmes ou da demais séries anunciadas.

Então, se você é aquele fã de carteirinha que não quer perder nada, prepare o bolso para começar a assinar o Disney+ assim que ele for lançado.

Blade, X-Men e Quarteto Fantástico a caminho (mas ainda teremos de esperar um pouco)

Sem dúvidas, o anúncio que pegou muita gente de surpresa foi o filme do Blade, o Caçador de Vampiros da Marvel que será interpretado por Mahershala Ali no reboot. Como a agenda já está cheia até 2021 e Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, afirmou que o filme será parte da Fase 5, não espere vê-lo nos cinemas antes de 2022.

Feige também confirmou rapidamente que os filmes do Quarteto Fantástico e dos X-Men já estão em produção. No entanto, nada mais foi anunciado. E assim como Blade, não espere ver os longas das duas equipes no cinema antes de 2022.

[irp posts=”77011″ name=”Com Feiticeira Escarlate, Doutor Estranho 2 será o 1° filme de terror da Marvel”]

Além disso, Feige disse que as sequências de Capitã Marvel, Pantera Negra e Guardiões da Galáxia também estão em andamento, mas sem citar mais informações. Desta forma, esses títulos também devem ficar guardados para a Fase 5 da franquia.

E nada de Homem-Aranha, Homem-Formiga e Hulk (por enquanto)

Para terminar, outro detalhe chamou a atenção dos fãs: não houve qualquer citação para sequências de Homem-Aranha ou Homem-Formiga ou para um novo filme solo do Hulk.

No caso do Homem-Aranha, seu filme mais recente ainda está em exibição nos cinemas, então faz sentido a Marvel o deixar de fora desta vez. Mas isso significa que não devemos vê-lo tão cedo novamente. 

Também existe a questão do acordo entre a Marvel e a Sony para que o herói apareça no UCM. Recentemente, foi anunciado que se Homem-Aranha: Longe de Casa não arrecadasse US$ 1 bilhão em bilheteria, os direitos do personagem voltariam para a Sony. 

O filme já está perto de bater essa marca, mas como todo esse acordo é um processo que tem suas burocracias, a Marvel também pode ter optado por deixar qualquer anúncio sobre Homem-Aranha 3 para o futuro, já que precisa ir se acertando com a Sony.

Já o Homem-Formiga (e por consequência, a Vespa) não é um herói com o mesmo apelo dos demais. Sim, seus dois filmes solo são legais, mas Scott Lang não está entre os principais heróis da franquia. É possível imaginar que o personagem, talvez, fique restrito a aparecer em outros títulos do UCM. De qualquer forma, vamos aguardar e ver o que o futuro reserva para ele.

E o Hulk, pelo visto, continuará sem um filme solo e deve ter permanecer restriro a aparições em outros títulos. Mas vale lembrar que essa tendência continua por questões “extra-campo”, já que a Universal tem parte dos direitos do herói nos cinemas.

De qualquer forma, o trio deve dar as caras novamente na franquia, só teremos de aguardar um pouco.

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Fase 4 Universo Cinematográfico Marvel
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA