Surpreendendo zero pessoas, o filme Oppenheimer conquistou sete estatuetas e foi o grande vencedor do Oscar 2024 – incluindo 4 das mais importantes categorias da noite. A cerimônia aconteceu na noite deste domingo (10), em Los Angeles, nos Estados Unidos.
- SEMANA DO CONSUMIDOR! Vem aí uma das épocas do ano mais esperadas por quem adora uma economia: clica aqui e já vai conferindo as ofertas! Começa na segunda-feira (dia 11 de março).
Entretanto, a premiação deste ano ficou marcada por alguns fatos e feitos interessantes, destacando várias “primeiras vezes”.
Separamos umas listagem desses feitos inéditos que aconteceram no Oscar 2024. Confira:
Feitos inéditos no Oscar 2024
🏆 Cillian Murphy: foi o primeiro irlandês a ganhar o prêmio de Melhor Ator (por Oppenheimer). Essa também foi a primeira vez em que ele foi indicado, já saindo vencedor.
🏆 Christopher Nolan: finalmente levou um Oscar pra casa por Melhor Direção. Essa foi a oitava vez em que ele havia sido indicado.
🏆 Billie Eilish: com apenas 22 anos de idade, se tornou a pessoa mais nova a vencer duas estatuetas do Oscar (ambos de Melhor Canção Original).
🏆 Zona de Interesse: primeiro filme britânico a ganhar Melhor Filme Internacional. Já que a maior parte dos diálogos do filme não são em inglês, o Reino Unido conseguiu inscrever o filme na categoria.
🏆 20 dias em Mariupol: o Melhor Documentário foi o primeiro Oscar na história da Ucrânia.
🏆 Godzilla Minus One: após ser indicado (e vencer!) na categoria de Melhores Efeitos Visuais, tornou-se o primeiro filme da franquia a ser reconhecido pela Academia em 70 anos de história.
🏆 O Menino e a Garça: a primeira vez em mais de 20 anos que um filme em língua não inglesa vence o troféu de Melhor Animação.
Ficou no quase
Assassinos da Lua das Flores: foi o maior perdedor da noite. Apesar de ter sido indicado a 10 categorias, longa com Leonardo Di Caprio não levou nenhuma estatueta.
Missão Impossível – Acerto de Contas Parte 1: recebeu as primeiras indicações da história da franquia, mas não levou a estatueta pra casa.
Guardiões da Galáxia Vol. 3: poderia ter sido o primeiro Oscar de Melhores Efeitos Especiais na história da Marvel.
Oppenheimer: foi o grande vencedor da noite, mas não bateu o recorde de mais premiado da história (que poderia ter acontecido caso vencesse em todas as 13 categorias para as quais foi indicado). Ben-Hur, Titanic e Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei são donos do título, com 11 prêmios cada.
Lily Gladstone: poderia ter sido a primeira mulher nativa americana a ganhar um Oscar por atuação.
Justine Triet: a aclamada cineasta poderia ter se tornado a primeira mulher francesa a ganhar o Oscar de Melhor Direção por Anatomia de Uma Queda.
Martin Scorsese: se tivesse vencido Melhor Diretor por Assassinos da Lua das Flores, teria se tornado o vencedor mais velho da história da categoria, aos 81 anos. Ele detém o recorde de cineasta vivo com mais nomeações ao Oscar, com 10 indicações.
- SEMANA DO CONSUMIDOR! Vem aí uma das épocas do ano mais esperadas por quem adora uma economia: clica aqui e já vai conferindo as ofertas! Começa na segunda-feira (dia 11 de março).
Seja o primeiro a comentar