O Festival de Veneza 2025 revelou, nesta sexta-feira (18), os integrantes do júri que escolherá os vencedores da mostra competitiva principal, incluindo o cobiçado Leão de Ouro de Melhor Filme. Entre os nomes está a atriz brasileira Fernanda Torres, que se junta a um grupo de cineastas e atores consagrados do cenário internacional.
A presidência do júri ficará por conta do diretor Alexander Payne, vencedor de dois Oscars e conhecido por filmes como Os Descendentes, Nebraska e Entre Facas e Segredos. Payne já participou da competição em Veneza apenas uma vez, com Pequena Grande Vida, exibido em 2017.
Além de Fernanda Torres, o júri principal da 82ª edição do festival será composto por:
- Mohammad Rasoulof, cineasta iraniano premiado;
- Stéphane Brizé, diretor e roteirista francês (Em Guerra);
- Maura Delpero, diretora e roteirista italiana (Vermiglio);
- Cristian Mungiu, diretor romeno vencedor da Palma de Ouro (4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias);
- Zhao Tao, atriz chinesa conhecida por O Amor é Mais Frio que a Morte.
O júri é responsável por escolher o Leão de Ouro de Melhor Filme, além do Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri, Leões de Prata para Melhor Direção, os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz (Coppa Volpi), Melhor Roteiro, o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio Marcello Mastroianni para Jovem Ator ou Atriz Revelação.
A mostra Horizontes (Orizzonti), dedicada a obras mais ousadas ou inovadoras, será julgada por um júri presidido pela diretora francesa Julia Ducournau (Titane). Ela estará acompanhada pelo artista italiano Yuri Ancarani, o crítico argentino Fernando Enrique Juan Lima, a diretora australiana Shannon Murphy, e o cineasta norte-americano RaMell Ross.
Já o prêmio “Luigi De Laurentiis”, voltado a filmes de estreia, terá como presidente a cineasta escocesa Charlotte Wells (Aftersun), e contará com Erige Sehiri (França/Tunísia) e Silvio Soldini (Itália) como jurados.
A 82ª edição do Festival de Veneza acontece entre os dias 27 de agosto e 6 de setembro de 2025, e promete mais uma vez reunir os grandes destaques do cinema mundial.
Seja o primeiro a comentar