A atriz Fernanda Torres, de 59 anos, se desculpou publicamente por ter participado de uma esquete de comédia exibida pelo programa Fantástico há quase 20 anos, em que utilizou “blackface”. A cena, que voltou a circular nas redes sociais recentemente, mostra a atriz, vencedora do Globo de Ouro e indicada ao Oscar, interpretando uma empregada doméstica com o corpo pintado de preto.
Declaração de Fernanda Torres
Em comunicado enviado ao portal Deadline, Fernanda afirmou: “Há quase 20 anos, eu apareci usando blackface em uma esquete de comédia de um programa de TV brasileiro. Lamento imensamente por isso. Estou fazendo essa declaração porque é importante para mim abordar isso rapidamente para evitar mais dor e mal-entendidos.”
A atriz explicou que, na época, o conhecimento público no Brasil sobre o racismo histórico associado ao “blackface” era limitado: “Naquela época, apesar dos esforços dos movimentos e organizações negras, a consciência sobre a história racista e o simbolismo do blackface ainda não havia alcançado o entendimento do público geral no Brasil. Graças a uma melhor compreensão cultural e conquistas importantes, embora incompletas, neste século, está muito claro agora em nosso país e em todos os lugares que o blackface nunca é aceitável.”
Reconhecimento e compromisso
Fernanda, que atualmente concorre ao Oscar de Melhor Atriz por seu papel em Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, destacou a importância de reconhecer erros do passado para evitar a perpetuação de práticas racistas: “Como artista e cidadã global, e de coração aberto, permaneço atenta e comprometida com a busca pelas mudanças essenciais para vivermos em um mundo livre de desigualdade e racismo.”
A declaração da atriz ocorre em um momento de maior conscientização sobre questões raciais no Brasil e no mundo, refletindo a importância de revisitar práticas do passado e reconhecer seus impactos.
Fonte: CNN Brasil
Seja o primeiro a comentar