Filme de terror norueguês conquista prêmio principal e de público em festival de cinema fantástico na Coréia

Andre Cananea

Filme de terror norueguês conquista prêmio principal e de público em festival de cinema fantástico na Coréia

O body horror The Ugly Stepsister (algo como “a meia-irmã feia”, em tradução literal), da cineasta norueguesa Emilie Blichfeldt, foi o grande destaque da 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Bucheon (BIFAN), realizado na Coreia do Sul. A produção venceu o prêmio principal “Best of Bucheon” e também levou para casa o prêmio do público, consolidando-se como um dos títulos mais comentados do evento.

A trama oferece uma versão sombria e distorcida do clássico conto da Cinderela, centrada na figura da meia-irmã rejeitada. O filme estreou mundialmente como abertura da sessão Midnight no Festival de Sundance e também passou pela Berlinale, dois dos eventos mais prestigiados do cinema internacional. Ainda sem distribuição no Brasil, a produção marca a estreia de Emilie Blichfeldt na direção de longas-metragens e conta com Lea Myren, Thea Sofie Loch Næss e Ane Dahl Torp no elenco.

Outros destaques do BIFAN incluem o thriller O Brilho do Diamante Secreto, de Bruno Forzani e Hélène Cattet, premiado como melhor direção internacional. A comédia de terror Juntos, estrelada por Alison Brie e Dave Franco, recebeu o prêmio da crítica. O longa também estreou no Festival de Sundance e foi adquirido pela distribuidora Neon no mercado internacional.

No cenário coreano, o prêmio de Melhor Filme Fantástico Coreano foi para Teaching Practice: Idiot Girls And School Ghost 2, com destaque para a atuação de Han Sun-hwa, vencedora do prêmio de melhor atriz. Já Kwon Yong-geun foi premiado por sua performance em Classroom Delusions, filme que também levou os prêmios de distribuição e o reconhecimento da plataforma Watcha.

Outros reconhecimentos importantes foram para o longa Manok, vencedor do prêmio de audiência na mostra coreana e com menção especial para Yang Mal-bok. Já o prêmio da Federação Internacional dos Festivais Méliès foi para I Kill U, dirigido por Yoo Ha, enquanto o Prêmio Netpac ficou com o japonês Young & Fine, de Toshiya Kominami. A produção neozelandesa Bookworm, dirigida por Ant Timpson, recebeu o prêmio Odd Family.

A edição de 2025 do festival exibiu 103 longas, 77 curtas, 11 filmes com IA e 26 produções em realidade estendida (XR), reforçando sua posição como um dos principais eventos dedicados ao cinema de gênero no mundo.

O filme de encerramento foi o inédito The Go-To Restaurant, drama familiar dirigido por Han Jay. A escolha marca a primeira vez, em cinco anos, que uma produção sul-coreana encerra o festival oficialmente. O evento termina neste domingo, dia 13 de julho.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA