O filme “live-action” de Tom & Jerry chegou nas telonas dos cinemas e para a transmissão no HBO Max – mas já deixou a desejarm conforme o consenso crítico do site especializado Rotten Tomatoes, que avaliou a produção negativamente em diversos aspectos.
As críticas não estão diretamente ligadas à construção dos personagens em si, nem sobre as suas animações, mas na fuga de roteiro que os deixa de lado em alguns momentos.
[irp posts=”87019″ name=”Devemos confiar nos dados do Rotten Tomatoes antes de assistir a um filme?”]
Também há um confronto de opiniões e reclamações entre os críticos especializados, que acham que não serve nem como filme infantil, pois é “totalmente sem graça” e o público em geral, que acredita que seja um bom entretenimento familiar por conta dos personagens humanos exagerados.
Aparentemente todos esperavam que o filme representasse melhor o amado desenho de Tom e Jerry, dando valor à memória afetiva clássica que possuem com sua infância e deixando de lado os padrões falsos e contemporâneos de qualquer outro filme de estúdio.
Até a publicação desta notícia, a avaliação do filme contava com 26% no “Tomatômetro” com 65 avaliações e um score de audiência de 85% com mais de quinhentas recomendações. No site, costuma ser comum a discrepância entre a opinião do público em geral e dos críticos especializados.
[irp posts=”103132″ name=”Filme de Tom e Jerry terá ‘dublagem’ de Tom Cavalcante e Ratinho”]
Sobre o Rotten Tomatoes
O Rotten Tomatoes é um site que reúne reviews e resenhas de filmes e séries, gerando uma pontuação para as produções. Ele foi criado em 1998 por três estudantes, Senh Duong.
Patrick Y. Lee e Stephen Wang e se tornou um ótimo termômetro para avaliar a qualidade das produções mais recentes do cinema americano.
O ranking do site, também referido como “tomatômetro”, funciona com uma pontuação baseada em porcentagem. Os melhores filmes, que recebem pontuação entre 70 e 100%, ganha o selo “Certified Fresh”, ou Certificadamente Fresco.
Entre 60 e 100%, mas sem atender a maioria dos requisitos, as produções são classificadas apenas como “Fresh”, ou Fresco. Abaixo de 59%, o filme ou série ganha o infame título de “Rotten”, ou Podre.
O site ganhou evidência nos últimos anos não só pela influência de suas pontuações, mas também por “ataques” coordenados de pessoas para que um filme fosse ranqueado como ruim.
Atualmente, o Rotten Tomatoes tenta estabelecer normas de segurança para que esse tipo de coisa não aconteça mais.
Rotten Tomatoes e IMDB: saiba como funcionam os sites de críticas
Seja o primeiro a comentar