2019 já está quase terminando, e por consequência, a atual década também. Ela ficou marcada pela popularização dos filmes de super-heróis, muito por conta da Marvel, com seu poderoso universo cinematográfico, e também pela DC, que decidiu entrar nessa brincadeira, mas sem alcançar o mesmo sucesso.
É até difícil conseguir contar o número exato de filmes que foram lançados desde 2010. A maioria foi bem recebida pelo público e se tornou um enorme sucesso. No entanto, também existem outras produções que não funcionaram, seja por não terem alcançado as expectativas iniciais ou pelo fato de serem realmente ruins.
Assim, confira abaixo quais foram os piores filmes de super-heróis lançados nesta década. Para esta lista, vamos levar em conta apenas produções estreladas por personagens de DC e Marvel.
Jonah Hex (2010)
Alguém aí sabia que Jonah Hex, personagem da DC, se aventurou no mundo dos filmes de super-heróis? Sim, o longa foi lançado em 2010, mas foi um verdadeiro desastre. A principal crítica foi o fato de o filme, que tinha apenas 81 minutos, ser voltado para a figura de tantos personagens de uma vez só.
Jonah Hex arrecadou apenas 11 milhões de dólares em bilheteria. Ao menos, Josh Brolin até teve uma boa atuação na pele do personagem.
Lanterna Verde (2011)
A primeira aventura de Ryan Reynolds no mundo dos filmes de super-heróis foi verdadeiro desastre. Lanterna Verde foi criticado por uma série de problemas, como seu roteiro, tom, vilões e uso exagerado de efeitos especiais. Por conta disso, seus números de bilheteria foram insignificantes.
O próprio ator já demonstrou arrependimento de ter participado do filme e fez piada com isso após dar vida ao Deadpool, anos mais tarde.
Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança (2011)
O primeiro filme estrelado pelo personagem já não havia agradado muito. A sequência, então, se saiu ainda pior e foi muito criticada por conta de sua história e atuação do elenco.
Nicolas Cage, que interpretou Johnny Blaze nos dois filmes, simplesmente se cansou do papel e disse que não interpretaria mais o personagem. Por conta disso, uma sequência, que estava nos planos, acabou cancelada. Para a sorte do Motoqueiro Fantasma, seus direitos nos cinemas voltaram para as mãos da Marvel Studios.
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
A Sony tentou criar uma nova série de filmes protagonizados pelo Homem-Aranha, mas sabemos que ela não deu certo. Muito por conta de O Espetacular Homem-Aranha 2, que apresentou ao público uma história confusa e inchada, com a presença de muitos personagens.
Foi após o fracasso desse filme que a Sony acabou se acertando com a Marvel para que o herói se tornasse parte do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). E Andrew Garfield, o escolhido para interpretar essa segunda versão do Homem-Aranha, sequer teve a chance de gravar uma trilogia de filmes.
Quarteto Fantástico (2015)
O reboot cinematográfico de uma das equipes mais queridas das histórias da Marvel foi um fiasco completo. Um indício de que as coisas já iam de mal a pior foi quando a própria Fox, produtora do longa, exigiu que o filme tivesse diversas cenas regravadas.
Infelizmente, de nada adiantou: Quarteto Fantástico foi tão ruim que fez a versão anterior (que também não foi lá essas coisas) parecer boa. A direção de Josh Trank, história, tom sombrio, falta de química entre os personagens, edição, efeitos visuais e a infidelidade ao material de origem foram alguns dos pontos mais criticados do filme.
Por conta disso, os fãs já agradecem o retorno dos direitos da equipe nos cinemas para as mãos da Marvel Studios.
X-Men: Apocalipse (2016)
2016, infelizmente, foi um marcado por filmes de super-heróis que não deram muito certo. Quando a franquia X-Men parecia ter se recuperado de alguns tombos, eis que a Fox lançou X-Men: Apocalipse, criticado por apresentar uma história clichê e um vilão que pouco empolgou o público. Uma pena, se nos lembrarmos que o Apocalipse é um dos maiores inimigos dos X-Men nos quadrinhos.
E isso era um sinal de que as coisas só iriam piorar no futuro, como você verá daqui a pouco.
Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (2016)
Sim, sabemos que esse item da lista de piores filmes de super-heróis da década será polêmico. Afinal, tem muita gente que gostou de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça. No entanto, também há quem diga que o filme foi um fracasso.
Quem não gostou do longa dirigido por Zack Snyder criticou bastante seu tom sombrio, ritmo lento e falta de ação, algo importante dentro do gênero de super-heróis. Algumas pessoas também ficaram irritadas com a maneira que o Batman foi apresentado no longa.
No fundo, o consenso geral é de que o filme não foi um fracasso completo, mas sim uma verdadeira decepção, levando em conta suas expectativas iniciais.
Esquadrão Suicida (2016)
Para fechar 2016, não podemos nos esquecer de Esquadrão Suicida. O filme com a famosa equipe de vilões da DC também não funcionou e pouco agradou o público.
Esquadrão Suicida desagradou muita gente por conta da caracterização dos seus personagens, direção, edição e história. A única personagem que se salvou foi a Arlequina de Margot Robbie. No final das contas, James Gunn foi contratado para dirigir a sequência que não sabemos se é uma sequência direta ou um reboot do original, que chega aos cinemas em 2021.
Liga da Justiça (2017)
Esse é outro filme da lista que também sabemos que pode gerar polêmica. Assim como Batman vs. Superman, Liga da Justiça dividiu opiniões: alguns gostaram, enquanto que outros, não.
O principal ponto de críticas foi seu tom, já que o filme foi uma mistura das visões dos diretores Zack Snyder e Joss Whedon, que possuem estilos bem diferentes. O vilão, história e uso exagerado de efeitos especiais também foram muito criticados.
Assim como Batman vs. Superman, podemos dizer que o filme não é exatamente ruim, mas decepcionou muita gente e até causou prejuízo para a Warner Bros. e DC. Tanto que uma sequência não foi anunciada até hoje e é pouco provável que seja produzida.
Venom (2018)
Nesta lista de piores filmes de super-heróis da década, também não podemos nos esquecer de Venom, que marca o início de um universo cinematográfico de personagens relacionados ao Homem-Aranha. Assim como Batman vs. Superman e Liga da Justiça, algumas pessoas até gostaram do filme, mas no geral, foi muito criticado.
Venom prometeu muita coisa, como um filme de anti-herói e com toques de terror, mas não entregou nada disso. A história e o elenco também foram considerados pontos negativos. Apesar desses problemas, o longa teve bons números de bilheteria e uma sequência já foi confirmada. Apenas esperamos que os erros do original sejam corrigidos.
X-Men: Fênix Negra (2019)
Por fim, um filme que foi lançado neste ano. Se X-Men: Apocalipse decepcionou, Fênix Negra fez ainda pior, ao apresentar uma história pouco cativante, que desperdiçou muita coisa e foi um verdadeiro anticlímax para o final da franquia, já que a compra da Fox pela Disney foi confirmada nesse intervalo de tempo.
O próprio Simon Kinberg, produtor e diretor de Fênix, já admitiu em entrevistas que o filme não funcionou.
Seja o primeiro a comentar