Você sabia que mais de 16 mil buscas mensais foram feitas buscando responder a pergunta: “o que é o Universo?”. Além disso, 5 mil usuários procuraram saber sobre como o universo surgiu e qual a sua composição. Para isso, os filmes sobre universo são um dos meios mais divertidos de tentar encontrar respostas.
O levantamento realizado pelo time de especialistas da Betway Insider, mostra que temas sobre o espaço sideral continuam despertando o interesse das pessoas. Se você se identifica, sua intenção de busca pode estar relacionada a algum desses termos.
No mundo cinematográfico, por exemplo, este é um dos assuntos mais abordados ao longo dos anos.
Sempre de acordo com a época de lançamento, as gerações já viram esse tema ser trabalhado com diferentes direcionamentos, teorias e abordagens. Tudo isso em busca de ilustrar, ou ao menos facilitar, o nosso entendimento sobre um tema tão amplo.
Porém, se você está começando a pesquisar sobre essa temática e não sabe por onde começar, separamos 4 filmes sobre universo que podem te ajudar a conhecer mais sobre o espaço – e responder algumas dúvidas comuns que surgem entre as pessoas.
1. 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)
Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, seus computadores começam a apresentar um comportamento estranho, levando a um confronto entre homem e máquina, que resulta em estranhas viagens no espaço e no tempo.
O filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço” é um dos maiores clássicos sobre o tema, e também da história do cinema. Ele apresentou o diretor Stanley Kubrick, e foi responsável por muitas das impressões que temos, hoje, sobre como é o espaço.
Na pesquisa especial feita pelo time da Betway, site de roleta online, foi possível verificar que, pelo menos 70 pessoas buscam, mensalmente, se o universo é feito de água.
Claro, essa impressão pode ser sobre o planeta Terra, cuja superfície é coberta por 70% de água, como explica o físico teórico e professor titular da IF-USP, Elcio Abdalla.
“Não é possível nomear todos os componentes do Universo. Entre o que se pode ver, a matéria clara, temos 75% de Hidrogênio, 24% de Hélio, e resquícios de outros átomos e neutrinos. Ou seja, somos ínfima minoria. Além disso, esta parte clara corresponde apenas a cerca de 5% do Universo, o resto sendo um verdadeiro breu”, esclarece.
Logo, obras cinematográficas envolvendo esse tipo de assunto e buscas relacionadas como “O que é o universo”, também são bastante frequentes.
2. Interestelar (2014)
Embora não seja tão antigo, Interestelar certamente se tornou um clássico e se apresenta como um dos filmes de universo mais aclamados do cinema.
Em um futuro próximo, as mudanças climáticas trouxeram secas que transformaram o planeta num ambiente desértico e sem chances de sobrevivência.
Por conta disso, cientistas passaram a explorar alternativas fora do planeta, o que leva Cooper, um experiente piloto e astronauta, a ganhar uma missão da Nasa: encontrar outro planeta habitável.
O clima apocalíptico já é suficiente para entreter os espectadores, mas sua abordagem sobre buracos de minhoca, viagens no tempo e construção do universo fez com que a obra fosse amplamente elogiada por sua veracidade científica.
Isso porque Christopher Nolan contratou Kip Thorne, ganhador do Prêmio Nobel de Física de 2017, como consultor. Por isso, a obra também faz parte da lista de filmes sobre o universo clássicos.
3. Te Amarei para Sempre (2009)
Te Amarei para Sempre conta a história de Henry DeTamble, um homem que, por conta de um distúrbio genético, é capaz de viajar no tempo esporadicamente, sem que tenha controle sobre isso.
Em suas viagens, conhece uma mulher desconhecida, que diz ser sua amiga há muito tempo, pois já tinham se conhecido antes.
No entanto, Henry não faz ideia de quem ela seja e, em suas viagens, acaba encontrando dilemas dignos da Teoria da Relatividade.
A obra segue fielmente as propostas científicas de viagens no tempo e construção do universo, mostrando como passado e futuro são inalteráveis. Além disso, também é um romance clássico para os amantes do gênero, e entretem fãs dos segredos do universo e do amor.
4. O Paradoxo Cloverfield (2018)
Por fim, uma das recomendações de filmes sobre universo que não podem faltar para quem se interessa pelo tema é O Paradoxo Cloverfield.
Com uma premissa simples, o longa apresenta alguns personagens que são enviados para explorar o espaço, mas acabam se perdendo uns dos outros, inclusive em outras dimensões.
Apesar da história parecer familiar, o filme foi elogiado por suas percepções reais do espaço e traz uma temática que desperta o interesse das pessoas.
Segundo os dados divulgados pela pesquisa da Betway, site de roletas, quase 3 mil pessoas buscaram, mensalmente, qual o tamanho do Universo.
Para os especialistas, como o professor Abdalla, a resposta é difícil. “Desde o início, a luz percorre o espaço por 13,7 bilhões de anos. Não se tem certeza se o Universo é aberto ou fechado, possivelmente seja infinito”, opina.
E o filme reforça justamente isso. Sua narrativa traz pitadas de terror, luta pela sobrevivência e explora o medo do desconhecido, especialmente ao mostrar a vastidão do Universo – e como é fácil se perder nele.
Filmes sobre universo podem ajudar na compreensão do espaço
O catálogo de filmes sobre universo é extenso e existem milhares de recomendações para fãs dessa temática. Por isso, pode parecer confuso e até difícil encontrar obras que sejam cientificamente verossímeis.
Inclusive, a busca por descobrir qual é o verdadeiro tamanho do espaço é algo que gera a curiosidade frequente das pessoas, principalmente no Brasil. Ainda de acordo com os dados levantados pela reportagem do site, são 2900 buscas por mês.
No entanto, embora pareça que o cinema busca apenas o entretenimento, diversos filmes podem, na verdade, ajudar no entendimento sobre o universo que nos cerca e tudo que ele apresenta.
Assim, vale a pena conferir alguns clássicos e tentar responder perguntas comuns que fazemos todos os dias: o que é o universo, como ele surgiu e qual o seu tamanho.
Seja o primeiro a comentar