Quem achou que o final de Loki seria definitivo, com todas as perguntas respondidas e todos os mistérios revelados, acabou se enganando. O que o público recebeu foram novas perguntas e mistérios que só serão desvendados na segunda temporada.
Porém existem pistas e possibilidades do que pode ter acontecido com a Autoridade de Variância Temporal (AVT), com o multiverso e com Sylvie. Se você quer entender melhor o que realmente aconteceu no final de Loki, continue a leitura.
[irp posts=”111129″ name=”Já tá tudo gravado? 2ª temporada de Loki pode chegar bem antes do esperado”]
Mas antes: sabia que leitor do EiNerd tem desconto e frete grátis na primeira compra em quadrinhos, livros e outros produtos na loja oficial da Marvel? Para garantir, basta realizar a compra através deste link.
Esmiuçando o final de Loki
É importante lembrar que, quem acompanha o EiNerd durante as séries do Disney+, tem um contexto muito maior dos acontecimentos. A base dos personagens nos quadrinhos, além das histórias que foram adaptadas. Até por isso, o desenrolar do roteiro aconteceu praticamente como previsto.
A exemplo do Immortus, que é uma variante de Kang e seria o grande vilão por trás da AVT. O multiverso entrou em uma grande guerra entre os Kangs de cada dimensão. Porém Immortus, que é o “Kang” da linha do tempo do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), conseguiu domesticar Alioth e vencer a guerra.
O que é uma referência direta aos quadrinhos, já que Kang tem medo do Alioth, que era o que limitava o império multiversal do vilão de crescer nas HQs.
Esse Kang, ou melhor, Immortus, transformou a linha do tempo dele na “sagrada”. Ele sabia tudo o que ia acontecer, porque sabia o futuro e fez suas próprias mudanças. Criou uma única linha do tempo e ainda criou a AVT para podar qualquer ramificação.
[irp posts=”111027″ name=”Era, mas não era? Loki: quem realmente é o grande responsável por trás da AVT”]
Porém, Immortus só sabia o que ia acontecer até certo ponto. Depois disso, sem ele, sem a AVT, sem ninguém para assumir o trabalho, o multiverso voltaria a crescer até o infinito.

E não foi todo mundo que percebeu isso assistindo o episódio, mas a cena em que a Calçadora B-15 leva outros soldados para a escola, para eles verem que Ravonna era uma variante, que a AVT era uma mentira…
Aquilo foi um jeito de mostrar que os Soldados da AVT tinham desistido de trabalhar. A verdade foi espalhada e, por isso, a entidade não estava mais funcionando quando aquelas ramificações surgiram.
Ou seja, sem a AVT, a única solução naquele momento era Loki e Sylvie aceitarem a proposta de Immortus e continuarem fazendo o trabalho de vida dele, tomarem conta da “empresa” e podarem ramificações.
Como Sylvie optou por dar uma facada em Immortus, ela selou o destino de toda a realidade, o multiverso cresceu rumo ao infinito, inúmeras ramificações partindo da linha do tempo sagrada e que nunca vão ser podadas.
Nessa hora, Mobius e B-15 conversam olhando para o monitor e veem o multiverso surgindo. O agente, então, fala: “Agora não tem mais volta”. E a caçadora responde: “Quem disse algo sobre voltar atrás?”.
Esse diálogo deixa claro que esses são Mobius e B-15 que os telespectadores acompanharam durante toda a série! Eles trabalharam juntos para derrubar a AVT e libertarem o multiverso. Eles estão falando sobre o trabalho que tiveram para realizar este feito.
[irp posts=”109350″ name=”A inesperada amizade entre Loki e o Agente Mobius M. Mobius”]
Então por que na cena seguinte o Mobius parece não conhecer o Loki? Por que ele está agindo como se tivesse acabado de descobrir as ramificações? Sendo que ele mesmo que ajudou a causá-las? Ele voltou a ser só um analista comum da AVT?
WTF! O que realmente aconteceu com a AVT?
Uma teoria é que seria uma AVT de outra realidade, de outro Kang. Isso ainda é uma possibilidade, pode ser uma “AVT variante”. Acontece que a entidade foi criada justamente para servir a linha do tempo de Immortus, a linha do tempo sagrada, o trabalho era podar outras realidades.
Só existia uma linha do tempo sagrada com a AVT podando ramificações dessa única realidade. Não faz sentido ter uma AVT em outro universo, porque se existe outro universo é porque existe todo um multiverso infinito.
O que significa que todo o trabalho de manter uma linha do tempo única da AVT não teria sentido. Talvez aquela é a mesma já conhecida, a AVT do Immortus.
Você pode estar se perguntando: “mas como o Mobius e a B15 não lembram de nada? Porque tem uma estátua do Immortus ao invés da estátua dos guardiões do tempo?”.
O próprio Loki, especialista em mentira, confirmou que tudo o que o Immortus contou nesse episódio é verdade. Incluindo o que o próprio vilão disse que aconteceria caso Sylvie o matasse.

Muita gente deixou essa parte passar batido no final de Loki, mas Immortus disse que renasceria e voltaria para o mesmo lugar, no castelo, independente do que Sylvie fizesse com ele naquela hora.
Não dá para saber os detalhes do que ele quis dizer com “renascer”, se é uma versão de backup dele na linha do tempo, se é a versão dele do passado que Ravonna pode ter buscado quando saiu ou, ainda, se é algum truque temporal que ele preparou.
[irp posts=”97564″ name=”Kang, o Conquistador: história e poderes do vilão da Marvel”]
Enfim, não dá para saber os detalhes, mas ele disse que renasceria e voltaria para o trono igual. Ou seja, ele voltou para o comando da AVT igual. E refez tudo, refez a AVT, mas sem aquela ‘baboseira’ de Guardiões do Tempo.
Ele colocou a própria cara dele lá e agora sem essa questão de linha do tempo sagrada. Existe um multiverso surgindo, a história da AVT foi toda refeita pelo Immortus renascido.
Pode parecer muito rápido, mas você precisa lembrar que o tempo passa em uma velocidade diferente na AVT. Quando o assunto é viagem no tempo, saltos para fora da linha do tempo estão inclusos. Então a noção de tempo das pessoas normais é limitada para tudo que realmente pode estar acontecendo na série.
“Mas se agora não tem só uma linha do tempo sagrada, qual o novo objetivo da AVT?”, você deve estar se questionando.
O próprio Deus da Trapaça deu essa resposta quando chegou em Mobius no final de Loki. Agora é guerra! Se preparem, pois agora será Immortus, Loki e a AVT contra os Kangs. Terá Kang contra Kang, universo contra universo – tudo de novo.
Até podem existir outras possibilidades, mas essa é – definitivamente – a mais provável.
[irp posts=”109273″ name=”Loki: a verdadeira história e origem dos Guardiões do Tempo”]





Seja o primeiro a comentar