Até que enfim saiu o trailer de Thor: Amor e Trovão!
E esse trailer já mostrou muita coisa, várias referências às HQs, Jane erguendo o Mjölnir, Thor viajando com os Guardiões da Galáxia, malhando para emagrecer, tem vários deuses mortos e deuses vivos também, até Zeus e apareceu o Olimpo…
Assista:
- LIQUIDAÇÃO EM GRANDE ESTILO: Amazon Moda com até 50% de desconto em grandes marcas. Dá aquela clicadinha aqui pra conferir (tem até um cupom de R$ 15 pra você resgatar!).
Então, se você quer entender como tudo isso se encaixa, o que todos esses elementos tem a ver com o Gorr, o Carniceiro dos Deuses, continue a leitura que essa análise está completa!
Analisando o trailer de Thor: Amor e Trovão
O trailer já começa mostrando a passagem dos anos para o Thor e nessa cena já tem um fan service legal. Logo depois da versão criança do Thor passar, aparece o Thor jovem do UCM usando o uniforme clássico dos quadrinhos. Todos os mínimos detalhes do uniforme clássico dele estão ali.
É quase uma prova de que se fossem adaptar 100% fiel ficaria um tanto quanto galhofa, mas quem é fã curte e é legal ver que todos os filmes e séries que a Marvel está fazendo agora tem uma espécie de homenagem ao visual clássico dos personagens, isso aconteceu em todas as séries do Disney+ também, WandaVision, Loki.
E pelas falas do trailer da para ver que essa questão de idade, fases, identidade, serão temas importantes para o Thor. Ele está em uma jornada para entender quem ele é. Está diferente agora, em uma nova fase. As falas do trailer dão a entender que o Thor vai entrar em uma fase mais pacifista.
Ele diz: “Essas mãos que antes eram usadas pra batalha, agora são humildes ferramentas da paz”. Então, de começo, o público deve ver mais o Thor em uma jornada de autodescobrimento pelo espaço.
No trailer, já colocaram as cenas de separação dele e dos Guardiões da Galáxia, tem cena do Thor malhando. Então já dá para ter uma noção de como ele vai deixar de ficar gordão, em que ponto ele vai se separar dos Guardiões.
Mas ver o Thor malhando com as correntes de uma masmorra, com os restos gigantes do esqueleto do prisioneiro é no mínimo legal, não é? Tudo nesse trailer está muito louco e diferente.
Isso faz lembrar do motivo de Thor: Ragnarok ter sido tão bom… é possivelmente o melhor filme do UCM em questão de cores, criaturas, estruturas, designs no geral. É um filme muito bonito, cheio de detalhes e o diretor Taika Watiti está indo bem novamente para criar esse universo do Thor.
Dá para ver que um pouco dessas doideiras e cores são inspiradas no que o James Gunn fez com os Guardiões da Galáxia, essa questão de pegar algumas referências visuais e musicais das décadas passadas, anos 1980/1990. Tanto que, em Thor: Ragnarok, o Taika colocou Led Zeppelin e, agora, Sweet Child O’ Mine.
Se você parar para analisar a letra da música vai ver que tem tudo a ver com o que o trailer transmitiu. Lembranças da infância, uma vibe mais de paz, amor e segurança, fala de olho azul quando foca nos olhos do Thor, que inclusive ainda está com a cicatriz do corte que a Hela fez, mostrando que a Marvel se atenta aos detalhes.
Curioso até que em um trecho de Sweet Child O’ Mine a letra fala de orar para o trovão e chuva passarem. É uma música que questiona “Para onde vamos agora?”.
E é basicamente o que o Thor está passando, ele perdeu Asgard, perdeu todos que ama, não tem mais propósito, não tem mais uma guerra para lutar, então para onde ir? O que fazer?
Por isso, esse filme é uma jornada de autodescoberta e vai ter um Thor pacifista, boêmio, pegando geral por aí… Até ele começar a perceber os corpos de deuses mortos pelo Gorr e começar a investigar os assassinatos.
Inclusive, um dos deuses que foi assassinado por Gorr nos quadrinhos foi Behemoth, um deus gigante que foi campeão do torneio dos imortais por 5 séculos. Ele era tão poderoso que lutava com buracos negros. Esse é o exato mesmo Deus que Thor e Korg estão vendo morto no trailer.
Veja que coisa linda… Taika simplesmente mandou reproduzirem a exata cena dos quadrinhos, mesmo plano de câmera, as rochas estão iguais, cada placa das costas do Behemoth, cada dente, está tudo ali, exatamente idêntico aos quadrinhos. Tem como não ficar empolgado?
Não tem como não ficar quando você vê que quem está na direção do filme é um cara que entende que Thor é fantasia, e ele abraça essa fantasia, abraça os designs pitorescos e as coisas absurdas que acontecem nos quadrinhos.
Mil vezes melhor do que os primeiros filmes do Thor que tentavam ser realistas, dizer que eles eram aliens, falar de ciência e colocar coisa pé no chão. Não é assim que o Thor funciona.
Outra coisa que empolga é saber que vão adaptar a HQ “Thor: Deus do Trovão” do Jason Aaron e Esad Ribic, quem quiser pode pegar para ler essa história, é uma das melhores (se não a melhor história!) do Thor nos quadrinhos.
É sobre o Gorr, o Carniceiro dos Deuses, um alien de um planeta desértico que só viu tragédia na vida dele. O povo dele adorava aos deuses, matavam e violentavam em nome dos deuses, mas os deuses nunca atenderam uma oração. O cara perde tudo, é abandonado pelo povo, a família morreu, não tinha comida.
Enfim, ele teve a vida toda desgraçada, até que um dia Knull caiu ferido junto com um deus da luz no planeta do Gorr, os dois tinham travado uma batalha mortal.
O deus da luz pede ajuda pra Gorr mas ele pega a Necroespada do Knull e mata o deus da luz. Os deuses rejeitaram o pedido de ajuda dele, por que ele ajudaria algum deus?
Então, com a Necroespada, Gorr vira um serial killer de deuses, fazendo chacina atrás de chacina em panteões inteiros de deuses e cada vez mais ele descobria como vários deuses eram mesquinhos e só se preocupavam com os próprios interesses.
O que possivelmente vai acontecer no filme é o Thor achar o Olimpo, o planeta dos deuses gregos. Vai achar Zeus e vai descobrir que Gorr tem matado deuses gregos.
Enquanto isso, podem rolar assassinatos de asgardianos que estão lá na Terra sob o comando da Rei Valquíria. Por isso, no trailer, tem uma cena na qual a Valquíria e o Korg vão para o espaço. Aliás, ali eles estão sendo puxados pelas cabras do Thor.
Nos quadrinhos, essas cabras são muito rápidas, podem puxar o Thor pelo espaço em velocidades várias vezes acima da luz. Thor as usou muito quando estava indigno de levantar o Mjölnir. Esse é mais um exemplo de como o Taika não tem nenhuma vergonha de usar todos os elementos fantasiosos da mitologia do Thor.
Mas enfim, Asgard vai estar desprotegida sem o Thor e, no final do trailer, fica claro que existem soldados asgardianos lutando contra bichos que são meio aranha feitos de uma gosma preta.
Isso é porque a Necroespada que Gorr usa nos quadrinhos é a arma do Knull, o deus dos simbiontes, o mesmo cara que criou o Venom e todos os outros simbiontes.
Por isso, será basicamente uma luta contra simbiontes do Venom upados que são poderosos o suficiente para matar um deus do tamanho do Behemoth. Então dá para imaginar que os asgardianos na Terra vão precisar da ajuda de um Thor, né?
Dá para imaginar também que a Jane Foster vá procurar pelo Thor na Nova Asgard, dê de cara com esse ataque e o Mjölnir acabe escolhendo ela para defender o povo de Asgard.
Nos quadrinhos nunca rolou do Mjölnir se remontar sozinho, não dá para saber se no filme alguém vai tentar remontar ou algo assim.
Mas o certo é que a Jane vai erguer o martelo igual nas HQs. E para quem não leu essa fase dos quadrinhos, só saiba que foi muito boa. A Jane como Thor mandou bem demais, as histórias dessa fase eram ótimas.
Tem gente achando que o Chris Hemsworth vai se aposentar do Thor por causa disso, até porque está tendo muita passagem de bastão no UCM agora, todos os Vingadores clássicos estão passando bastão para novos personagens.
Porém, mesmo que a Jane assuma o posto de Thor em uma nova formação dos Vingadores, o Chris Hemsworth vai continuar como Thor casca grossa no UCM também.
O ator ama de verdade o personagem, já disse várias vezes que não quer deixar nunca de ser o Thor, ele se diverte fazendo isso.
Ele fez até os filhos pequenos dele acreditarem que ele é o Thor de verdade dos filmes, então não tem porque esperar que o Chris saia. No máximo vai dar uma sumida básica para uma volta triunfal em algum mega evento.
Voltando a Thor: Love and Thunder, no filme o Thor deve decidir voltar para Nova Asgard sabendo desses ataques que o Gorr está fazendo aos deuses e vai decidir proteger ou alertar o povo dele. Mas quando ele chegar lá, vai dar de cara com a Jane usando o Mjölnir.
Nos quadrinhos, como o Thor não sabia que era a Jane deu uma confusão, ele não gostou de saber que tinha uma mulher aleatória segurando o martelo dele, deu porrada e tudo mais.
Mas no filme, ele deve notar que é a Jane e eles só se ajudarem para salvar os asgardianos. No máximo vai rolar umas piadinhas dele com ciúme do Mjölnir.
Depois disso, eles devem ir conversar com os deuses gregos sobre os assassinatos, de uma forma ou de outra esses 4 estarão juntos no Olimpo, isso está no trailer, dá para ver os quatro andando na ponte: Valquíria, os dois Thors com as capas vermelhas e o Korg do lado.
Isso deve ser a continuação da cena deles indo para o espaço com o barco e as cabras.
De lá, vão rolar investigações sobre os assassinatos, como quando Thor vai com o Korg ver Behemoth morto. E até aí foi o que deu para pescar do trailer. Tem um pouco de teoria tentando ligar as peças mas vocês pegaram bastante informação das referências que o trailer tem.
É bom lembrar também que esse foi um teaser trailer então só mostrou o Olimpo de boa por enquanto, enquanto nos quadrinhos Gorr faz a limpa no panteão grego, mata Zeus, Hércules e todo mundo.
Vai ser legal ver essa expansão da mitologia grega no UCM, mas fica a dúvida… Será que vão aparecer para serem personagens recorrentes no UCM ou vão aparecer só para o Gorr fazer a limpa?
Esse é o tipo de vilão que precisa ter consequência. Nos quadrinhos, ele matou e escravizou literalmente todos os deuses do universo, até o primeiro Deus que deu origem a todos os outros. Nas HQs, tem viagem no tempo e tudo, Gorr é um serial killer impiedoso mesmo. Então precisa ter muitas mortes.
Inclusive, o que a Hela fez em Asgard e os poderes dela foram uma cópia do Gorr. Aquele poder de fazer armas negras e o lance dela detonar Asgard nos quadrinhos, quem fez foi o Gorr e o Taika na época admitiu que mesclou os dois vilões.
Então, por isso, devem tentar dar uma mudada no Gorr. Porém, ele deve usar o mesmo poder que a Hela está usando. Para quem viu What If…?, no episódio do Pantera Negra, o Colecionador pega a coroa da Hela e usa. Ele diz que aquela era a Necroespada.
Ou seja, ao invés de cair Knull e um deus da luz igual nas HQs, provavelmente quem vai cair no planeta do Gorr é Hela e Surtur, um com a espada atravessada no outro. Aí, então, Gorr vai tirar a Necroespada da Hela.
É possível prever tudo isso pela lógica que a Marvel mostrou até agora dizendo que a Hela usava a Necroespada. Mas para saber mais agora, só esperando o trailer completo mesmo. Por enquanto, esse foi só um teaser, por isso o Gorr do Christian Bale nem apareceu.
- LIQUIDAÇÃO EM GRANDE ESTILO: Amazon Moda com até 50% de desconto em grandes marcas. Dá aquela clicadinha aqui pra conferir (tem até um cupom de R$ 15 pra você resgatar!).
Seja o primeiro a comentar