A 3ª e última temporada de Jessica Jones fez sua estreia na Netflix nesta sexta-feira (14) e apresentou um novo vilão dos quadrinhos da Marvel que não é muito conhecido: o Foolkiller, cujo nome em português é “Matador de Idiotas”. Mas no fundo, ele foi escolhido como forma de fazer com que a nova temporada voltasse a ter alguns contornos de horror psicológico.
E o Foolkiller foi, de fato, uma boa escolha para abordar este aspecto famoso da série, muito por conta de suas características e personalidade.
Conheça mais abaixo quem é o Foolkiller (ou Matador de Idiotas, para quem preferir) nos quadrinhos e as mudanças que foram feitas para sua adaptação em Jessica Jones.
ATENÇÃO: spoilers da 3ª temporada de Jessica Jones abaixo.
O Foolkiller nos quadrinhos da Marvel
Nos quadrinhos, Greg Sallinger foi o segundo personagem que assumiu o manto do Foolkiller. O original se chamava Ross Everbest, um maníaco religioso que acreditava ter sido escolhido por Deus para matar qualquer um que considerava um pecador. Ele inventou uma “arma de purificação” capaz de desintegrar pessoas com um único tiro. Everbest andava com um traje que lembrava mais o do Zorro e tinha o costume de dar um aviso para suas potenciais vítimas, alertando-as sobre suas iminentes mortes.
Everbest morreu ao perseguir o Homem-Coisa, enquanto tentava destruir a criatura. E em uma reviravolta irônica, acabou condenado ao inferno por conta de suas ações.
[irp posts=”74296″ name=”Jessica Jones: Netflix divulga trailer da última temporada; assista”]
Greg Sallinger se inspirou na lenda do Matador de Idiotas original e decidiu fazer o mesmo que Everbest, com uma diferença: enquanto o original acreditava que pessoas “tolas” eram pecadoras, Sallinger acredita que os “idiotas” eram pessoas que não tinham “poesia em suas almas.”
Durante sua jornada nos quadrinhos, a segunda versão do Foolkiller já teve seus problemas com os Defensores, foi um anti-herói em algumas oportunidades e se envolveu com o Homem-Aranha, em uma história um pouco doida: Sallinger pensou que apenas tolos acreditariam que ele seria capaz de derrotar o herói e tentou se matar por conta disso, mas foi interrompido justamente por nosso amigo Peter Parker.
Recentemente, o Foolkiller foi reintroduzido como um agente da S.H.I.E.L.D., pois seus conhecimentos em psicoterapia foram usados para tratar alguns seguidores de vilões, como era o caso dos fanáticos que veneravam o Caveira Vermelha. E aqueles que não foram curados, acabaram mortos por Sallinger.
E o engraçado é que no fundo, ele nem percebeu que foi feito de idiota pela organização, pois foi contratado por agentes rebeldes da S.H.I.E.L.D. que pensavam apenas em seus interesses próprios.
O Foolkiller de Jessica Jones
Nos quadrinhos, o Foolkiller sempre foi uma figura um pouco absurda usada para algum tipo de humor negro. Mas para Jessica Jones, tais característica foram utilizadas para transformar o personagem em um serial killer perigoso e psicopata.
O Gregory Sallinger de Jessica Jones é um homem impiedoso e inteligente que não mostra nenhum traço de empatia pelos outros. Ele sofreu com o bullying e abusos na infância e isso o fez acreditar que era superior aos demais. Apesar disso, o homem sempre gostou de ter conhecimento e possui uma série de doutorados em áreas como Psicologia e Biologia Marinha.
[irp posts=”74267″ name=”Bastidores de Jessica Jones mostram Krysten Ritter na direção; veja”]
Sallinger tem uma personalidade que mistura orgulho com insegurança e sempre assassinou pessoas desde que era adolescente. Em alguns casos, por se achar alguém superior, e em outras, por acreditar que outras pessoas foram “agraciadas” por natureza (como seria o caso de muitos super-heróis) e não achava isso justo.
De uma forma até doentia, Sallinger ainda fazia uma tortura psicológica com suas vítimas e tirava fotos de seus rostos antes de matá-las
O Foolkiller da televisão também é um personagem que decidiu fazer uma brincadeira de gato e rato com Jessica Jones e Trish Walker, a Felina. E enquanto sua versão dos quadrinhos usa um traje e possui sua arma de desintegração, a versão televisiva opta por usar suas habilidades de lutador e sua proficiência com facas.
O responsável por dar vida ao vilão em Jessica Jones é o ator Jeremy Bobb, que trabalhou anteriormente em Gotham. Ele diz que se interessou em interpretar o Foolkiller por considerá-lo um personagem complexo e fascinante.
“Foi uma oportunidade de mostrar as diferentes faces de uma pessoa, e eu gostei de interpretar um personagem que precisei modificar e moldar um pouco, mesmo que isso não aconteça necessariamente com ele. E não o transformei em uma criatura ou qualquer coisa, mas é interessante ver que ele é de um jeito com algumas pessoas e de outro bem distinto com outras”, disse.
Fonte: Screen Rant
Seja o primeiro a comentar