Em seu novo Frankenstein, Guillermo Del Toro limitou bastante o uso de CGI, preferindo usar efeitos práticos no set de filmagens. A atitude do diretor inflamou os críticos dos efeitos digitais, tão comuns no cinema moderno, e rendeu até mesmo uma crítica bastante direta por parte de Christoph Waltz, que está no elenco da nova adaptação.
Famoso pelos papéis de vilões, Waltz estará como o rico Henrich Harlander no longa que adapta a obra original de Mary Shelley. O ator esteve ao lado de Del Toro e de Oscar Isaac (Victor Frankenstein) em uma coletiva no Festival de Veneza, e segundo o The Hollywood Reporter, disparou:
CGI é para perdedores.
O fato de ter sido uma das pouquíssimas falas de Waltz na coletiva tornou o momento ainda mais engraçado para os presentes, que explodiram em risada. Foi o gancho para que Del Toro expressasse sua opinião sobre o tema, mais bem desenvolvida:
Eu digo ‘vamos construir o guarda-roupas e personalizar os sets, e então dá-los aos atores’. Porque sets são guarda-roupas e guarda-roupas são sets. Atuação é tudo. Se você diz a um ator ‘olhe para uma bola em uma tela verde’, ou você o coloca em um laboratório real, com janelas reais e luz real, com baterias gigantes reais, eles estão reagindo a outro ator. Eu sempre digo que há uma diferença entre ‘doce para os olhos’, que é bonito, e ‘proteína para os olhos’, que é contar a história.
Contudo, Del Toro não é um total opositor ao uso de CGI – como parece ser o caso de Christoph Waltz. O diretor já usou efeitos em várias de suas obras e os considera uma ferramenta, como qualquer outra. Guillermo complementou:
Enquanto cineasta, não há recurso ruim. Há apenas recursos mal usados. Nós temos efeitos digitais, mas você só faz isso quando o limite físico não é uma solução fácil. Quanto mais experiência você tem com as ferramentas, mais você sabe como trabalhar melhor com elas.
Além de de Christoph Waltz e Oscar Isaac, o elenco do filme traz Mia Goth, Jacob Elordi, Felix Kammerer, Lauren Collins, Lars Mikkelsen, David Bradley, Sofia Galasso, Charles Dance, Ralph Ineson e Burn Gorman. Guillermo Del Toro dirige e também assina o roteiro.
Frankenstein teve sua primeira exibição no último dia 30 de agosto, no Festival de Veneza. O longa chega aos cinemas brasileiros em 23 de outubro, mas estará disponível na Netflix a partir de 7 de novembro.
Seja o primeiro a comentar