Não importa o quão poderoso seja um herói, ele sempre terá um Calcanhar de Aquiles, aquele ponto fraco ou vulnerabilidade que é onde os inimigos sempre miram. Não há nenhum motivo para acreditar que com o Goku isso seria diferente. Sim, ele tem fraquezas! Qual será a “kriptonita” do Goku?
A lista baseia-se, única e exclusivamente, em informações canônicas, ou seja: foram retiradas de cenas do anime ou do mangá de Dragon Ball e não são especulações ou teorias. Confira!
As fraquezas de Goku
Inocência
Goku é extremamente inocente, para não dizer que é burro mesmo. O fato é que ele não recebeu educação formal e, por isso, não é nenhum exagero dizer que ele é – no máximo – alfabetizado. Com isso, ele sabe mais ou menos o mesmo que uma criança. O maior problema disso é que ele também tem a inocência de uma criança, ou seja, ele acredita em tudo e em todos, inclusive nos próprios inimigos.
[irp posts=”79113″ name=”Teoria: Super Sayajin 5 pode acontecer no mangá de Dragon Ball Super”]
Quando lutou pela segunda vez com Freeza, Goku abaixou a guarda e estava disposto a deixar o vilão viver para que eles possam lutar mais uma vez no futuro. Quem, em sã consciência, daria uma chance para Freeza se redimir?
Fazendo uma analogia, o personagem é uma espécie de Coringa dentro de Dragon Ball. Quem é burro o suficiente para confiar justamente no Freeza? Goku! Não é à toa que ele tomou aquele tiro nas costas.
Esclarecendo: essa não é a primeira vez que isso acontece! Goku só morreu na luta contra Radditz porque acreditou na conversa mole do irmão dele no momento em que estava imobilizando o vilão. Ao invés de segurar Radditz até que Piccolo pudesse acabar com ele, Goku simplesmente dá ouvidos à conversa e solta a sua cauda. Isso é FATO: qualquer um pode levar Goku na lábia.
Falta de oxigênio
A essa altura do campeonato já está mais do que comprovado que os saiyajins respiram. Mais recentemente no mangá, quando Goku tentou seguir Moro (que havia voado para fora do planeta Namekusei), Vegeta alertou ao herói que eles não poderim sobreviver no vácuo do espaço.
Em Dragon Ball Super, existe uma cena em que Goku fica exposto ao vácuo do espaço. Acontece que ele fica muito pouco tempo e também fica claramente desesperado quando percebe o que estava acontecendo, o que prova que se trata de uma fraqueza.
Goku também já precisou prender a respiração em baixo d’água. O próprio Vegeta reclamou, durante a luta contra Magetta, que estava tendo dificuldade de respirar. Não tem discussão: a falta de oxigênio é uma fraqueza para Goku e outros saiyajins.
[irp posts=”81029″ name=”Poderes e características: como seria uma fusão entre Goku e Gohan”]
Alta temperatura
Vegeta apresentou grande dificuldade na luta contra Magetta, pois ele tinha um estilo de combate que se baseava em usar magma vulcânico durante o combate. Ao esquentar muito a arena, Vegeta não só teve dificuldade de respirar, mas também suou em bicas.
Isso leva a crer que o puro aumento de temperatura já seria um problema para Goku ou qualquer outro saiyajin. Ele até pode tentar proteger o corpo com seu ki, mas não teria como evitar que o cenário todo ficasse quente: isso fatalmente iria desidratar Goku em algum momento.
Uma barreira de ki poderia evitar a condução e a convecção térmica, mas não teria o que fazer com a irradiação, já que são transparentes. Se não fossem assim, não seria possível enxergar através delas. Então, se Goku fosse exposto a uma Supernova do Tocha Humana, pode ter certeza que ele cozinharia, já que esse é um ataque equivalente à coroa do Sol.
Eletricidade
Por muito tempo, era de se desconfiar que a eletricidade poderia ferir um saiyajim – por mais forte que ele seja. Pelo simples conceito em si! Não importa o quão forte um cara seja, se o corpo dele é fisiologicamente semelhante ao de um humano, então ele conduz energia elétrica. Isso não tem relação com poder ou força, tem a ver com o material de que é feito seu corpo. Por exemplo, ninguém tem dúvida de que Goku faz cocô depois que come ou faz xixi depois que bebe água. O corpo dele é feito pra isso!
A comprovação canônica veio com o lançamento de Dragon Ball Super: Broly. No filme, Paragus controlava seu filho exatamente com uma coleira que dá choque. “O cara resiste a um ataque que destrói planetas e sofre com eletricidade?”. Sim, é isso mesmo. E isso não tem nada de contraditório, muito pelo contrário, isso faz sentido biológico.
[irp posts=”81041″ name=”Goku inspirou novo poder do Surfista Prateado nos quadrinhos? Entenda”]
Doenças
Ainda na parte biológica dos personagens, não importa o quão bem treinado o cara é, o organismo dele ainda é suscetível a doenças e infecções.
É claro que Goku tem uma saúde muito melhor do que a de um ser humano comum, já que, querendo ou não, ele é um atleta de alto rendimento. Mas nada poderia impedir que Goku contraia uma doença viral, por exemplo. Aliás, foi exatamente isso que o matou no futuro alternativo do Mirai Trunks: uma doença viral que atacou seu coração.
Toxinas
Há cerca de 4 anos, o Ei Nerd publicou um vídeo que causou muta polêmica: uma batalha simulada entre Goku e Batman. Na ocasião, um dos argumentos em favor do Batman seria se ele preparasse um ambiente tomado por gás sonífero, colocando Goku em situação de sono e deixando-o exposto. Muita gente discordou e alegou que Goku não teria a mesma imunidade que um ser humano.
[irp posts=”80389″ name=”One Piece: episódio 900 tem personagem inspirado no Batman; confira”]
O anime de Dragon Ball tem inúmeras cenas que comprovam que Goku é suscetível ao envenenamento por toxinas. A primeira delas foi no Dragon Ball clássico, quando o personagem foi exposto a gás sonífero em uma sala fechada e caiu no sono.
Em Dragon Ball Super há dois exemplos: o primeiro foi quando Goku fraquejou depois de ter sido espetado pelo ferrão de Frost, que o envenenou na mesma hora. O segundo foi durante a luta de Gohan contra Lavender, onde o filho de Goku foi envenenado. No Torneio do Poder, Goku ainda precisou fazer uma barreira de ki em volta da pele para não ser envenenado por Lavender.
Fisiologia humanoide
De maneira geral, todas fraquezas supracitadas giram em torno desse tópico: a fisiologia saiyajim que é semelhante à fisiologia humana. Humanos e saiyajins são tão parecidos geneticamente que eles podem até ter filhos entre as espécies. Isso significa que o que mata um ser humano também mata um saiyajim.
Corte a cabeça do Majin Boo, do Cell ou do Freeza e o que acontece? Cell e o Boo vão se regenerar. Freeza não vai, mas sua cabeça vai continuar viva. Vale lembrar que Freeza foi partido em pedaços durante a luta contra Goku ainda em Namekusei. Mesmo assim ele permaneceu vivo.
O fato é que um saiyajim jamais poderia sobreviver a esse tipo de dano. Não tem jeito, cortar um saiyajim daquele jeito seria equivalente a partir a espinha dorsal e mais vários órgãos internos ao mesmo tempo. Goku tomou um tiro pelas costas que atravessou seu corpo e, depois disso, ficou completamente indefeso. Piccolo atravessou a barriga de Goku com o galik gun e isso o matou.
Magia
Goku teve os poderes roubados pela magia de Moro, certo? Goku também teve o corpo trocado com Zamasu devido à magia das Super Esferas do Dragão, não é? Se Goku fosse imune à magia, o que você acha que aconteceria se ele e o Vegeta colocassem os brincos potara? Acertou quem disse que os brincos não funcionariam. Goku é tão vulnerável à magia quanto o Superman. Nenhum dos dois tem um tipo de defesa natural contra magia, já que a resistência de Goku se limita a ser física.
Para quem pensa que Vegeta superou a magia de Babidi, é triste informar que trata-se de um erro de interpretação. Kaioshin deixou claro que a magia de Babidi só surtia efeitos em pessoas malignas. O próprio Vegeta deixou claro depois que ele já não era mais tão mal, isso ele explica para o próprio Goku. Então, se Vegeta resistiu à magia não foi por mérito, foi por uma limitação da própria magia.
Falta de treinamento
Isso é fraqueza? Para Goku sim! Para que consiga manter a força e o seu corpo praticamente invulnerável enquanto luta, ele precisa treinar todos os dias para sempre, sem ter folgas. Sempre que Goku para de treinar por um tempo, ele tem uma grande baixa de resistência. Isso não se aplica apenas a ele: Kuririn também!
Recentemente, em Dragon Ball Super, vimos que Kuririn ficou sem treinar por um tempo e isso fez com que seu corpo ficasse vulnerável. Ele tomou um tiro e advinha? Foi perfurado pela bala!
Com Goku não é diferente. Um tempo depois, vimos que ele estava alguns dias sem treinar e também tomou um tiro no braço. Adivinha? Ficou uma baita cicatriz! Imagina se ele tivesse ficado semanas ou meses? Por isso, uma das fraquezas de Goku é a falta de treino. Caso não mantenha o ritmo, sofrerá muito com isso.
Medo de agulhas
Esse é o maior medo de Goku e que, provavelmente, é a única coisa que realmente lhe causa pânico. Tanto na cena em que Goku está no hospital, quanto na cena em que Vegeta o está levando para dentro da cápsula de cura da nave de Freeza, é mostrado que Goku prefere enfrentar o Galactus do que uma enfermeira com uma injeção na mão.
Obviamente, tendo medos desse tipo, inimigos que utilizam o medo como principal arma, como o Espantalho e até mesmo It, A Coisa, poderiam usar isso a seu favor para derrotar o saiyajim.
[irp posts=”80827″ name=”Dragon Ball: artista imagina como seria fusão entre Goku e Gohan; confira”]
Seja o primeiro a comentar