Estudantes desenvolvem plataforma que facilita acesso a vagas de emprego

Redação

Estudantes desenvolvem plataforma que facilita acesso a vagas de emprego

Com a crise causada pela pandemia da Covid-19 em diversos setores da sociedade, a busca por vagas de trabalho vem crescendo a cada dia e muitos trabalhadores informais seguem sem fonte de renda ou oportunidades. Foi para tentar ajudar nessa situação que um grupo de estudantes desenvolveu uma ideia bastante criativa.

Ruy de Sousa Alves, estudante do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), juntou-se a um grupo de amigos para idealizar uma plataforma que fosse capaz de criar combinações entre oportunidade de emprego e pessoas que precisam delas.

O resultado foi o Freemaning, que atua juntando os dados coletados no cadastro feito por quem procura a vaga com os das empresas e contratantes, criando assim a afinidade entre ambos.

Alves, que já desenvolveu outros projetos solidários na UFU, conta que recebeu muitas mensagens de desespero das pessoas que precisam urgentemente dessas oportunidades e que pretende conseguir levantar outras plataformas cada vez mais viáveis e eficazes para ajudá-las.

“Nós já estávamos desenvolvendo [um produto] e eu tinha juntado um grupo de amigos para tentar desenvolver um aplicativo ou software dentro desse cenário, mas não para serviço formal. Nossa meta é ajudar as pessoas no serviço informal, ajudá-las a se profissionalizar, a conseguirem um emprego melhor, dar a elas uma oportunidade. Essa é a nossa meta”, afirma o estudante, que cursa o 8º período da graduação.

Atualmente, a equipe de Alves conta com cinco pessoas, incluindo ele, mas tem ainda um time de 40 voluntários que participam de toda a execução e desenvolvimento do projeto e que pretendem continuar mesmo após o período de isolamento social.

Alves acredita que levará cerca de um ano para tudo se normalizar depois da pandemia e, por não sabermos quanto tempo durará o isolamento, eles trabalharam para otimizar os resultados das combinações.

Sobre o destino do projeto depois da pandemia, ele diz: “o aplicativo não precisa parar, nós queremos continuar ajudando, voltar os olhos para aqueles que precisam. Essa é minha mentalidade hoje”, afirma.

Para se cadastrar no Freemaning, basta acessar o site e preencher os dados – seja para procurar uma vaga, se voluntariar ou oferecer oportunidades.

VEJA MAIS Coronavírus freemaning solidariedade
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA