Por Eron “RonyyY” Barbosa
A espera finalmente acabou. Na tarde da última terça-feira (29), a Furia Esports conquistou a vaga nos playoffs da IEM Cologne 2025, a conhecida Catedral do Counter Strike mundial.
Esse feito quebra um jejum de oito anos desde a última vez que um time brasileiro chega na fase decisiva do torneio — o último havia sido a lendária SK Gaming em 2017, liderada pelo lendário Gabriel “FalleN” Toledo, que também é o IGL (Líder em jogo) dentro desta edição da Pantera Brasileira.
O caminho da Furia na Alemanha teve altos e baixos, felizmente mais altos. Após uma derrota inicial para a G2 Esports na primeira série do Estágio 2, os Panteras se recuperaram com vitórias sobre a Astralis e a Team Falcons, e como nada é fácil pra brasileiro, o confronto decisivo foi a segunda rodada com a G2, mas a história foi diferente desta vez. O troco foi dado com uma vitória por 2 a 0 — Dust2: 13-6 e Inferno: 16-14 — garantindo a tão sonhada vaga na Lanxess Arena, um dos maiores reinos do Counter-Strike mundial.
Vimos Kaike “Kscerato” Cerato brilhando em momentos tensos de jogo, Yuri “yuurih” Santos sendo consistente e jogando bem, Danil “molodoy” Golubenko sendo um AWPer (usuário da arma AWP) muito relaxado em situações complicadas, Mareks “Yekindar” Gaļinskis sendo o abridor de rota do time e mantendo a agressividade e pressão nos oponentes, e claro, Gabriel “FalleN” Toledo continua sendo o professor, meticuloso e adaptável nos jogos.
O time tem tudo, repito, tudo para vencer. Tudo depende dos próximos jogos, e não vai ser fácil. A Furia encara a Mouz nas quartas de final nesta sexta-feira (1), às 14h (horário de Brasília). A equipe europeia é considerada favorita, mas a Furia chega moral no pico. Quem vencer enfrentará a poderosa Team Vitality na semifinal, que atualmente é considerada a melhor equipe do mundo.
Caso a Furia vença, não só o troféu de Cologne volta para casa com a gente, mas é possível que a Furia Esports seja o melhor time de Counter Strike do mundo, retomando a posição do Brasil no topo do mundo do CS.
Seja o primeiro a comentar