Por que as cenas de Game of Thrones são tão escuras?

José Elias Mendes

Por que as cenas de Game of Thrones são tão escuras?

Venhamos e convenhamos, apesar de ser um excelente seriado, a iluminação (ou falta dela) de Game of Thrones – muitas vezes – deixa a desejar, não é mesmo?
Nos últimos anos, têm existido algumas cenas bastante escuras na série e o último lançado, neste domingo (28), chegou a se tornar assunto nas redes sociais. Muita gente utilizou suas contas do Twitter, por exemplo, para reclamar suas frustrações com a Batalha de Winterfell. Em resumo, quase não era possível enxergar o que estava acontecendo na tela.
Confira:
https://twitter.com/Rainbowhawky/status/1122832814548893696
https://twitter.com/MichelPCaldas/status/1122834676656345088


Entretanto, existe uma razão real para as cenas super escuras e é algo que vem sendo citado centenas de vezes desde o primeiro episódio de Game of Thrones: o Inverno.
Robert McLachlan, um dos diretores de fotografia da série, explicou em entrevista ao ‘Insider’ que as cenas são escuras para que pareçam extremamente autênticas.
Enquanto as temporadas anteriores aconteciam durante o Longo Verão, as cenas eram mais iluminadas e brilhantes – tornando muito mais fácil de enxergar o que estava acontecendo. Além da luz natural, os profissionais também incluíram iluminação extra nos sets de filmagem.
No entanto, McLachlan, que começou a trabalhar na série na terceira temporada, decidiu utilizar uma abordagem mais natural nos últimos anos.
Ele disse: “Se você assistir à primeira temporada de novo, existe um monte de luz de fundo sem motivo. Até nas cenas exteriores durante o dia, você consegue perceber que elas foram iluminadas. Os cineastas que estão fazendo isso desde aquela época, eu acredito que estamos bastante sintonizados sobre estarmos tentando ser o mais naturalistas possível. [Queríamos] fazer esses sets e locações parecerem que eles não foram iluminados por nós, mas apenas pela Mãe Natureza ou algumas velas, assim parece mais natural, embora reforçada em alguns casos”.
McLachlan continuou explicando como as cenas só “escureceram” com a chegada do Inverno, o que aconteceu ao final da sexta temporada. No entanto, as fontes de luz naturais eram limitadas, transformando a iluminação em um desafio para a equipe.
“Na sétima temporada, claro, o Inverno chegou. No passado, tínhamos as persianas abertas conforme a necessidade para as cenas diurnas nos interiores de Winterfell ou Castelo Negro ou Atalaialeste, assim a luz do dia podia entrar. Essa era nossa principal fonte de luz. Existe uma regra onde ninguém naquele universo queimaria regras durante o dia, pois elas são itens de luxo que custam muito caro”, completou.
E continuou: “O que aconteceu é que agora, com o Inverno tendo realmente chegado, existe um consenso de que soaria idiota para eles ficarem com as persianas abertas quando, lá fora, está um frio cruel. Por que eles fariam isso? Por outro lado, isso faz com que fique muito mais difícil para um cineasta conseguir justificar alguma luz natural no ambiente sem exagerar nas velas ou no fogo ou no que você tiver”.

VEJA MAIS Game of Thrones
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA